Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Financiamento em risco pode levar a mudança de paradigma na Terras de Sicó


Texto: Inês Gonçalves Mendes | Fotografia: Arquivo Sábado, 01 de Abril de 2023

A Terras de Sicó – Associação de Desenvolvimento vê, este ano, o seu financiamento em risco, no âmbito do programa comunitário Portugal 2030. Segundo explicou o presidente da associação, Pedro Pimpão, as Associações de Desenvolvimento Locais (ADL) “estão a ser um pouco desconsideradas” neste apoio governamental e a Terras de Sicó está a viver uma fase de “indefinição”.
“Aquilo que está a ser pensado a nível nacional é reforçar o papel das comunidades intermunicipais, o que eu concordo, mas a Terras de Sicó, como outras associações do género, com este histórico e ‘know-how’ de apoio à microatividade nos territórios, deviam ter também um reforço daquilo que é a possibilidade, do ponto de vista do financiamento, em ajudar a microeconomia”, considerou o também presidente do município de Pombal, em reunião de Câmara realizada ontem.
Face a esta realidade, Pedro Pimpão adiantou que existe “o compromisso” por parte da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) e pelas ADL em alterar a configuração da Terras de Sicó para “Geoparque”.
“Há um compromisso interessante, do meu ponto de vista, que foi assumido pela CIMRL, no âmbito do papel de interligação que as várias ADL têm cada vez mais, que evoluirmos também para Geoparte nas Terras de Sicó, que não conflitua com a paisagem protegida”, assegurou o autarca.
Esta alteração já está a ser desenvolvida e estudada “por intermédio da CIMRL, com alguns investigadores”, adiantou.
Pedro Pimpão mostrou-se apreensivo sobre a falta de dinheiros públicos, sendo incerto o futuro dos projetos que a Terras de Sicó apoia, caso o financiamento falte.
“Uma coisa é a Terras de Sicó saber que tem um pacto financeiro de apoio e de estímulo ao território e outra coisa é saber que não temos pacote financeiro e que estamos integrados na CIMRL ou na CCDRC ]Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro] diretamente e que não conseguimos gizar uma política de apoio, nomeadamente às micro, pequenas e médias empresas neste território”, refletiu o presidente da associação.
“Estamos nessa fase de transição. Não temos, do ponto de vista daquilo que há-de ser o financiamento comunitário, a certeza do que é que podemos contar ou se podemos contar efetivamente com alguma componente”, adiantou.

Técnicos analisam a arte dos muros de pedra seca
Após ter sido interpelado pela vereadora da oposição em reunião de câmara, Odete Alves, sobre o ponto de situação da candidatura da arte dos muros de pedra seca a Património Imaterial da Humanidade da UNESCO, Pedro Pimpão adiantou que os técnicos já estão no terreno a preparar a documentação necessária.
Segundo a líder da oposição, a candidatura a Património Imaterial era uma bandeira da anterior e da atual direção da Terras de Sicó mas que, até agora, não havia mais desenvolvimentos.
O autarca pombalense retificou estas declarações: “O que o ex-presidente da Terras de Sicó e o que o atual presidente da Terras de Sicó disseram foi que estamos empenhados em fazer uma candidatura. Estas candidaturas demoram algum tempo porque têm de ser amadurecidas e têm de ter um trabalho prévio de fundamentação muito forte”.
Pedro Pimpão referiu que já está definido um grupo de trabalho para recolher a informação inerente à arte dos muros de pedra seca e que está a “preparar o processo de inventariação” da candidatura.
Antes da candidatura ser feita à UNESCO, o presidente da Terras de Sicó explicou que deve ser submetida primeiro uma candidatura ao “inventário nacional” da Direção-Geral do Património Cultural.
Após uma reunião que envolveu os presidentes das freguesias da Terras de Sicó, Pedro Pimpão adiantou que “os técnicos estão a ir a cada uma das freguesias com os presidentes de Junta e com as comunidades locais, para perceber quem são as pessoas que têm o domínio dessa arte dos muros de pedra seca, precisamente para fazer fundamentação do ponto de vista antropológico”.
“Ainda vai demorar algum tempo mas está a ser trabalhada a candidatura e estes são os passos. Estamos empenhados em que seja o mais bem sucedida possível”, disse.



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu