Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Recriações, flores, música e gastronomia em Porto de Mós


Fotografia: Município Porto de Mós/Arquivo Sábado, 01 de Abril de 2023

São oito dias de celebração aqueles que o município de Porto de Mós pretende que contribuam para a mobilização da comunidade em torno da Semana Santa.
Um dos principais pontos altos será o Tapete de Flores, que se prolonga por dezenas de metros. É construído hoje para exibir no domingo de Ramos.
Outra atração é a Via-Sacra, que decorrerá no dia 7, que atravessa toda a zona histórica da vila, terminando no morro do Castelo.
Em paralelo ao programa religioso e artístico, a restauração do concelho promove o Festival do Cabrito e do Borrego. Já as instituições particulares de solidariedade social organizam o Festival do Folar e da Amêndoa Artesanal. Assim, segundo o programa divulgado pela Câmara Municipal, a Semana Santa de Porto de Mós começa hoje, com a construção do tapete florido entre a Ponte Nova e Igreja de São Pedro.
No domingo de Ramos, há ‘Recriação bíblica’ pelas ruas da vila.
O programa integra ainda três momentos musicais na Igreja de São Pedro, com ‘Concerto de Semana Santa’ pelo Coro José Joaquim dos Santos, no dia 3 de abril, ‘Concerto de Páscoa’, pela Camerata e Coro de Câmara do Orfeão de Leiria, no dia 4, e ‘Tocatta da Ressurreição’, pelo DiAma Duo, programado para o dia 5.
A recriação da ‘Última Ceia – Lava-pés’ acontece no dia 6, na Igreja de São Pedro, encenando-se a Via-Sacra no dia 7, com orientação do Leirena Teatro, pelas ruas da vila, até ao Castelo.
A celebração da Semana Santa encerra com as cerimónias religiosas da vigília pascal, que inclui encenação da ressurreição de Cristo, no dia 8, e eucaristia no domingo de Páscoa, no próximo dia 9



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu