Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Leiriense é um dos seis finalistas do Chefe Cozinheiro do Ano 2023


Texto: José Roque / Foto: DR Quarta, 03 de Maio de 2023

O Chefe Cozinheiro do Ano (CCA), o maior e mais antigo concurso nacional de cozinha para profissionais em Portugal, tem os seus finalistas revelados para a 34.ª edição. São seis os nomes que vão disputar a final nacional, a 24 de maio, em Lamego, com destaque para a presença do leiriense João Pereira (Hotel Villa Batalha), vencedor da etapa regional centro.

O cozinheiro de 30 anos vai medir forças com António Freitas (Casa Velha, Quinta do Lago e vencedor na etapa regional Sul & Ilhas), António Queiroz Pinto (Restaurante de Tormes), Diogo Novais Pereira (Restaurante Porinhos e vencedor na etapa regional norte), Jeferson Dias (Palmares Ocean Living & Golf) e Marco Coutada (Vale da Corga).

Com data marcada para 24 de Maio, a final do CCA, a decorrer no Centro Multiusos de Lamego, contará com a presença dos finalistas, sendo estes, os concorrentes que reúnem as melhores pontuações globais no conjunto das três etapas regionais já realizadas.

O município de Lamego, ‘casa’ da chefe Ana Magalhães, do Six Senses Douro Valley, vencedora do Chefe Cozinheiro do Ano 2022, será o palco da grande final, que decorre entre as 10h00 e as 18h00, estando a entrega de prémios e consequente anúncio do Chefe Cozinheiro do Ano 2023, marcada para as 17h00.

Por uma última vez em 2023, os concorrentes irão preparar e apresentar um menu composto por Amuse Bouche Vegan, Entrada de Bacalhau, Prato de Peixe, Prato de Carne e Sobremesa.

A par da realização da final irão também decorrer as CCA Talks, momentos “à volta da mesa”, em que se abordarão temas inerentes à gastronomia sendo estes acompanhados de conversas e demonstrações de cozinha com chefes convidados pela organização.

O evento é aberto ao público e de entrada livre, sendo necessário adquirir bilhete.

João Pereira, ex aluno da Escola de Hotelaria de Fátima no curso de Cozinha/Pastelaria, entre os anos 2009/2012, e actualmente com 30 anos, venceu a 19 de abril, a 2.ª etapa regional da 34.ª edição do CCA, tendo apresentado ao júri convidado um menu composto por ‘Sabores de Cenoura Algarvia’ (Amuse bouche vegan); ‘Samos de Poejo, Lascas de Bacalhau Confitado e Escabeche’ (Entrada de Bacalhau); ‘Robalo e Bivalves da Costa, Bolhão Pato e Batata Doce da Horta’ (Prato de Peixe); ‘Bochecha de Porco Preto, Favas da Horta e Pezinhos de Coentrada’ (Prato de Carne) e ‘Reinterpretação de Arroz Doce Alentejano, limão e Canela’ (Sobremesa).

“Ouvir o meu nome ser anunciado como vencedor foi uma sensação extraordinária. Com o menu que apresentei e usando muitos produtos da minha própria horta biológica, tentei sempre elevar e visitar os sabores regionais e tradicionais, venci, estou muito contente”, referiu João Pereira após ter sido anunciado como vencedor.



Assinaturas