Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Leiriense é um dos seis finalistas do Chefe Cozinheiro do Ano 2023


Texto: José Roque / Foto: DR Quarta, 03 de Maio de 2023

O Chefe Cozinheiro do Ano (CCA), o maior e mais antigo concurso nacional de cozinha para profissionais em Portugal, tem os seus finalistas revelados para a 34.ª edição. São seis os nomes que vão disputar a final nacional, a 24 de maio, em Lamego, com destaque para a presença do leiriense João Pereira (Hotel Villa Batalha), vencedor da etapa regional centro.

O cozinheiro de 30 anos vai medir forças com António Freitas (Casa Velha, Quinta do Lago e vencedor na etapa regional Sul & Ilhas), António Queiroz Pinto (Restaurante de Tormes), Diogo Novais Pereira (Restaurante Porinhos e vencedor na etapa regional norte), Jeferson Dias (Palmares Ocean Living & Golf) e Marco Coutada (Vale da Corga).

Com data marcada para 24 de Maio, a final do CCA, a decorrer no Centro Multiusos de Lamego, contará com a presença dos finalistas, sendo estes, os concorrentes que reúnem as melhores pontuações globais no conjunto das três etapas regionais já realizadas.

O município de Lamego, ‘casa’ da chefe Ana Magalhães, do Six Senses Douro Valley, vencedora do Chefe Cozinheiro do Ano 2022, será o palco da grande final, que decorre entre as 10h00 e as 18h00, estando a entrega de prémios e consequente anúncio do Chefe Cozinheiro do Ano 2023, marcada para as 17h00.

Por uma última vez em 2023, os concorrentes irão preparar e apresentar um menu composto por Amuse Bouche Vegan, Entrada de Bacalhau, Prato de Peixe, Prato de Carne e Sobremesa.

A par da realização da final irão também decorrer as CCA Talks, momentos “à volta da mesa”, em que se abordarão temas inerentes à gastronomia sendo estes acompanhados de conversas e demonstrações de cozinha com chefes convidados pela organização.

O evento é aberto ao público e de entrada livre, sendo necessário adquirir bilhete.

João Pereira, ex aluno da Escola de Hotelaria de Fátima no curso de Cozinha/Pastelaria, entre os anos 2009/2012, e actualmente com 30 anos, venceu a 19 de abril, a 2.ª etapa regional da 34.ª edição do CCA, tendo apresentado ao júri convidado um menu composto por ‘Sabores de Cenoura Algarvia’ (Amuse bouche vegan); ‘Samos de Poejo, Lascas de Bacalhau Confitado e Escabeche’ (Entrada de Bacalhau); ‘Robalo e Bivalves da Costa, Bolhão Pato e Batata Doce da Horta’ (Prato de Peixe); ‘Bochecha de Porco Preto, Favas da Horta e Pezinhos de Coentrada’ (Prato de Carne) e ‘Reinterpretação de Arroz Doce Alentejano, limão e Canela’ (Sobremesa).

“Ouvir o meu nome ser anunciado como vencedor foi uma sensação extraordinária. Com o menu que apresentei e usando muitos produtos da minha própria horta biológica, tentei sempre elevar e visitar os sabores regionais e tradicionais, venci, estou muito contente”, referiu João Pereira após ter sido anunciado como vencedor.



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu