Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Vereadores da oposição em Leiria defendem novo aeroporto em Santarém


Fotografia: Luís Filipe Coito Domingo, 07 de Maio de 2023

Os vereadores da oposição na Câmara de Leiria, liderada por Gonçalo Lopes (PS), defenderam na terça-feira que o novo aeroporto deve ser em Santarém, pois é “a melhor opção para Portugal”.
Álvaro Madureira e Daniel Marques, vereadores independentes, eleitos pelo PSD, e Branca Matos, vereadora do PSD, emitiram um comunicado conjunto, após a reunião de executivo apontando Santarém em alternativa a Monte Real
“Em virtude de [Base Aérea n.º 5] Monte Real não ter sido considerado como opção para a fase seguinte, pela Comissão Técnica Independente”, os vereadores “defendem e apoiam que o novo aeroporto de Lisboa seja construído em Santarém, sendo o mais vantajoso para Portugal”.
A posição dos autarcas é fundamentada por ficar a “cerca de 60 quilómetros de distância de Leiria, servir a população a norte do Tejo e a população de Leiria e as suas empresas”.
Os vereadores acrescentam que a localização de Santarém também serve Fátima, Tomar, Beira Interior e Lisboa. “É um investimento privado, tem bons acessos, com a autoestrada número 1 [A1] e a ferrovia, com a Linha do Norte, a passarem nas proximidades”, destacam.
Segundo Álvaro Madureira, Branca Matos e Daniel Marques, esta localização “tem um impacto ambiental reduzido”.
Além disso, a “maioria da população encontra-se a norte do rio Tejo” e a “construção do novo aeroporto em Santarém será um polo âncora para o desenvolvimento da região e de Portugal”.
Nesse sentido, os vereadores da oposição “convidam os autarcas da região e da zona Centro a defenderem e a apoiarem a construção do novo aeroporto de Lisboa em Santarém”.



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu