Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Investigadores do ciTechCare promovem literacia em cuidados paliativos


Foto: Politécnico de Leiria Quinta, 28 de Março de 2024

Chama-se Icare e tem como principal objetivo criar comunidades de cuidados paliativos resilientes, compassivas e inclusivas, para que os profissionais, cuidadores e outros cidadãos possam adquirir competências sobre como melhorar a saúde no geral e as condições de vida das pessoas que enfrentam doenças graves. Falamos de um projeto do ciTechCare - Centro de Inovação em Tecnologias e Cuidados de Saúde do Politécnico de Leiria, integrado por três investigadores.
O mesmo projeto foi recentemente reconhecido pelo programa Erasmus+, através de um financiamento global de 250 mil euros, até 30 de dezembro de 2025.
De acordo com o que divulga o Politécnico numa nota de e imprensa, Carlos Laranjeira, Ana Querido e Maria dos Anjos Dixe são os investigadores do ciTechCare na área dos cuidados paliativos que compõem a equipa europeia do projeto ‘iCare - an International Integrated perspective in palliative CARE for dignity and proper support in ageing and approaching end of life’.
Citado na mesma nota, o investigador Carlos Laranjeira explica que o projeto iCare “pretende promover a literacia em cuidados paliativos. Em termos práticos, será aplicado um programa de educação b-learning, com recurso a podcasts, folhetos ou guias práticos, destinado a profissionais de saúde e da área social, bem como a cuidadores de pessoas com necessidades paliativas, nos três países que acolhem o projeto”.
O projeto prevê o desenvolvimento de uma formação a nível internacional, que capacitará uma equipa multidisciplinar de 20 profissionais de saúde e da área social e de programas nacionais de formação através do envolvimento de 90 pessoas (profissionais e cuidadores) dos três países, assim como uma variedade de materiais de aprendizagem, acessíveis através da plataforma ‘CONCORDIA Academy’, para apoiar tanto os profissionais como os cuidadores nos seus esforços para cuidar de pessoas que enfrentam doenças graves ou que estão em fim de vida.
À equipa de investigação portuguesa juntam-se Patrick Schuchter, Johannes Jurke e Marianne Buchegger, da Kardinal König Haus, em Viena, e Elena Gaicu, Ina Dreglea e Irina Adascalitei, da CONCORDIA Humanitarian Organization, na Roménia.|



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu