Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Ascensor da Nazaré retoma atividade na sexta-feira


Texto: Agência Lusa | Foto: CMN Sexta, 29 de Março de 2024

O Ascensor da Nazaré retomará hoje o normal funcionamento, após uma paragem prolongada devido a obras de sustentação das arribas, da responsabilidade da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), informou a câmara.
O centenário meio de transporte, que liga as povoações do Sítio e Praia, iniciará o seu funcionamento às 07h00, encerrando às 00h00, refere um comunicado do município do distrito de Leiria.
A retoma do serviço acontecerá “num fim de semana prolongado em que muitos escolhem, tradicionalmente, este destino para um curto período de descanso ou férias, sendo o ascensor um dos marcos de visita obrigatórios, e bastante utilizado pelos munícipes, nas suas deslocações entre as duas povoações”, explicou a câmara no mesmo comunicado.
Com a entrada em funcionamento do ascensor, serão suprimidos os transportes alternativos, por autocarro, que, ao longo dos últimos meses, substituíram o transporte por cabo.
Inaugurado em 28 de julho de 1889, o ascensor circula numa linha com 318 metros de extensão e uma inclinação de 42%, ligando a Praia ao Sítio, através de um sistema de tração elétrica.



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu