Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Barreiros ganha praceta e homenageia comendador Joaquim Duarte Areia


Foto: Município Leiria Terça, 16 de Abril de 2024

A Praceta Comendador Joaquim Duarte Areia, nos Barreiros, freguesia de Amor, concelho de Leiria, vai ser inaugurada no próximo dia 20, pelas 14h30, em resultado de um investimento de 110 mil euros do município de Leiria.
A praceta foi construída num terreno adquirido a um particular, que agora “ganha nova dignidade, sendo inteiramente dedicado à utilização coletiva, para fins recreativos e de lazer”, explica a Câmara de Leiria numa nota informativa.
Segundo o município, o espaço conta com mobiliário urbano, nomeadamente bancos, cadeiras e mesas, assim como dispositores de lixo, melhoria da iluminação, criação de canteiros, zona verde, tendo igualmente sido contemplado um espaço para colocação de um abrigo de transportes públicos.
“O investimento nesta praceta constituiu ainda pretexto para homenagear o comendador Joaquim Duarte Areia, natural dos Barreiros, onde nasceu em 13 de outubro de 1908, tendo muito cedo emigrado para o Brasil, onde construiu enorme fortuna, sem nunca esquecer, com enorme sentido solidário, as suas raízes”, informa a autarquia.
“Ao longo da sua vida deu enormes contributos para a realização de melhorias na sua aldeia natal, sendo porventura a mais significativa a eletrificação desta localidade, assim como a melhoria, alargamento e empedramento de muitas das ruas originais dos Barreiros”, acrescenta o executivo.
A inauguração da Praceta, iniciativa do município e da Junta de Freguesia de Amor, coincide com o programa das Festas em Honra de S. Jorge, que decorrem nos Barreiros nos dias 19, 20 e 21 de abril. |



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu