Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Festival A Porta vai ter 18 concertos da pop à ‘spoken word’


Texto: Redação | Foto: LFC Quarta, 17 de Abril de 2024

O festival A Porta anunciou o programa da nona edição, que decorre em Leiria, de 09 a 16 de junho, com 18 espetáculos da pop ao ‘spoken word’, com artistas como B Fachada, La Furia ou iolanda.
O cartaz reflete “uma preocupação de sempre: mostrar ao nosso público artistas que, muito provavelmente, se não atuassem n’A Porta, dificilmente iam a Leiria”, avançou a diretora de programação do festival, Mariana Lois.
Em comunicado, a organização salientou a preocupação em “programar artistas emergentes”, casos de Hause Plants, Malva ou Meia/Fé, mas também de dar “uma atenção especial à programação de bandas e artistas da região”, como a vencedora do Festival da Canção, iolanda, de Pombal, King Kami, de Fátima, ou Margô, Diadorim, Wheels ou Dispirited Spirits, a residir ou naturais de Leiria.
Numa programação com 18 escolhas que “vão da pop ao ‘spoken word’, do indie ao rap, passando por sonoridades inspiradas no fado e música tradicional portuguesa”, sobressaem os nomes do multinstrumentista B Fachada ou de La Furia, projeto da ‘rapper’ espanhola Nerea Lorón Diaz.
Nesta edição, o festival A Porta muda-se para o antigo Convento de Santo António dos Capuchos, em Leiria, onde terá lugar a maioria das atividades. Alguns concertos e DJ ‘sets’ acontecem também na discoteca Stereogun.
O programa musical arranca no dia 09 de junho com atuações de 800 Gondomar e Margô.
Até dias 16 de junho, as restantes propostas do festival incluem espetáculos, oficinas e outras atividades para bebés, crianças e famílias, Feira Bandida, jantares temáticos, experiências pedagógicas para escolas e instituições de solidariedade social, propostas-surpresa TransPORTA-te e 1001 Portas, com sugestões para público adulto, como ‘workshops’ de cocktails, provas de vinho, ateliês de escrita de música ou debates sobre sexualidade.



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu