Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Sessão sobre nova unidade de biometano pretende “desmistificar” objetivos do projeto


Texto: Cristiana Bernardino | Foto: Luís Filipe Coito Quarta, 17 de Abril de 2024

O Salão Paroquial de Amor acolhe hoje, às 21h00, uma sessão de esclarecimento sobre a instalação de uma unidade de biometano naquela freguesia do concelho de Leiria para “desmistificar” os objetivos do novo projeto, que deverá ser inaugurado em 2025.
Em declarações ao nosso jornal, o vereador que tem, entre outros, o pelouro do Ambiente, esclareceu que já estava planeada a realização desta sessão para “apresentação do projeto e esclarecimento de dúvidas”.
O vereador considerou importante ouvir, desde cedo, a população. “Nós iremos ouvir a população numa fase posterior de avaliação de impacto e de consulta pública, até porque essa é legal e obrigatória, mas entendemos que as pessoas possam conhecer o projeto já desde o inicio e perceber os seus impactos”, adiantou.
 “A nossa expectativa é que seja uma sessão participada e que as pessoas tenham oportunidade para colocar as questões todas. No fundo para desmistificar aquilo que se quer fazer, que não é o projeto previsto de há uns anos atrás – uma ETES [Estação de Tratamento de Efluentes Suinícolas], que previa só o tratamento”, acrescentou Luís Lopes, dando nota de que a nova unidade de biometano “não tem odores” e permite ainda “obter um produto que é necessário, o biometano e os fertilizantes e recuperar a água”.
Sobre o impacto positivo que o novo projeto terá no concelho, Luís Lopes destacou o “alcance de uma economia circular muito interessante”. “Nós pegamos num efluente agro-pecuário que será tratado e podemos converter algo que até agora era um resíduo em energia”, explicou.
Quanto ao ponto de situação da unidade de biometano, o autarca referiu que o processo de licenciamento da atividade já foi iniciado e o projeto de arquitetura também já está a ser trabalhado, “para depois dar entrada na Câmara de Leiria”. “No fundo, há aqui duas fases de licenciamento, a urbanística e a de atividade”, acrescentou.
O vereador lembrou ainda que o município e “uma delegação de Amor” se deslocaram, este ano, a uma unidade de biogás em Espanha para conhecer o seu funcionamento.
Num investimento superior a 25 milhões e a instalar na freguesia de Amor, o projeto, que pretende transformar os efluentes pecuários em biometano, é promovido pela empresa espanhola Genia Bioenergy, que tem como parceiros a Ambilis, organização que representa os suinicultores do concelho, e o município de Leiria.
O Diário de Leiria noticiou em setembro do ano passado que o projeto prevê ainda a criação de 15 postos de trabalho diretos e 50 indiretos, bem como a criação de um centro de I&D, para investigação de novos processos de produção e de utilização de fertilizantes a partir das matérias resultantes, em colaboração com centros de investigação locais.
A criação de um posto de abastecimento para veículos movidos a gás é também outro dos objetivos inseridos neste projeto.



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu