Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Nova praceta nos Barreiros homenageia comendador Joaquim Duarte Areia


Texto: Redação | Foto: CML Terça, 23 de Abril de 2024

Praceta Comendador Joaquim Duarte Areia foi o nome atribuído à principal praceta de Barreiros, em Amor, inaugurada no passado este sábado, em resultado de um investimento de 110 mil euros do município de Leiria.

A praceta recebeu o nome de Joaquim Duarte Areia, um benemérito natural de Barreiros que, ao longo da sua vida, “deu grandes contributos para o desenvolvimento local”.

Na inauguração, o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, considerou que o espaço agora inaugurado é uma forma de “perpetuar o legado de um homem que, com a sua visão e generosidade, nunca esqueceu as suas raízes e deu um forte contributo para o desenvolvimento dos Barreiros e de toda a região de Leiria”.

“O legado do comendador Joaquim Duarte Areia junto da população dos Barreiros está ligado de forma muito vincada ao bem comum e à melhoria das condições de vida nesta localidade, que se personifica neste investimento de melhoria de um espaço que, de forma muito digna, se coloca ao dispor de toda a população, privilegiando o convívio e atividades recreativas”, disse, destacando de igual forma o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em colaboração com a Junta de Amor, em prol do desenvolvimento da freguesia.

“Estamos empenhados em continuar em investir no reforço de meios e competências, de forma a continuar a valorizar o papel das Juntas de Freguesia, que são aliados decisivos do Município para o desenvolvimento equilibrado do nosso concelho”, acrescentou.

A nova praceta conta com mobiliário urbano, nomeadamente bancos, cadeiras e mesas, assim como dispositores de lixo, melhoria da iluminação, criação de canteiros, zona verde, tendo igualmente sido contemplado um espaço para colocação de um abrigo de transportes públicos.

Segundo faz saber a autarquia,o investimento nesta praceta “constituiu ainda pretexto para homenagear o comendador Joaquim Duarte Areia, natural dos Barreiros, onde nasceu em 13 de outubro de 1908, tendo muito cedo emigrado para o Brasil, onde construiu enorme fortuna, sem nunca esquecer, com enorme sentido solidário, as suas raízes”.

“Ao longo da sua vida deu enormes contributos para a realização de melhorias na sua aldeia natal, sendo porventura a mais significativa a eletrificação desta localidade, assim como a melhoria, alargamento e empedramento de muitas das ruas originais dos Barreiros”, revela o município.

A inauguração da praceta coincidiu com o programa das Festas em Honra de S. Jorge.



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu