Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Crianças plantam árvores para ajudar a reflorestar paisagem envolvente das Grutas da Moeda


Texto: Cristiana Bernardino | Foto: Luís Filipe Coito Quarta, 24 de Abril de 2024

Cerca de 70 alunos do Colégio Sagrado Coração de Maria, de Fátima, arregaçaram as mangas e plantaram 100 árvores autóctones, entre carvalhos, sobreiros e azinheiras, num terreno junto às Grutas da Moeda, em São Mamede, na Batalha.
A iniciativa, que decorreu na manhã soalheira de segunda- -feira, foi o resultado de uma ação de sensibilização ambiental que decorreu em novembro de 2023, quando a equipa de biológos das Grutas da Moeda entregou aos alunos centenas de bolotas e guias de orientação para garantir o sucesso da atividade. Os alunos ficaram responsáveis por elas e reutilizaram garrafas de água com vasos para a sementeira, atividade desenvolvida no âmbito do Domínio de Autonomia Curricular do 6.º ano e do Programa Eco-Escolas, em curso no Colégio.
À margem da ação de reflorestação, o responsável das Grutas da Moeda, Danilo Guimarães, adiantou que a ação de reflorestação nasceu da “necessidade de preservar os ecossistemas, a natureza e o ambiente”, salientando a importância de “apostar na plantação das espécies autóctones em detrimento das exóticas”.
“São as autóctones que dão abrigo aos animais e que promovem a vegetação mediterrânica”, afirmou. A ideia é, segundo o responsável, que as crianças “entendam que o futuro tem de ser pensado de forma sustentável (…) e passar a mensagem às crianças que se plantarmos todos espécies autóctones temos ambiente para viver em Portugal”, afirmou.

Leia a notícia completa na edição em papel.


Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu