Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Festival Latitudes visitado por cerca de 28 mil pessoas


Foto: CMO Quinta, 25 de Abril de 2024

Cerca de 28 mil pessoas visitaram, ao longo de quatro dias, o Festival Latitudes - Literatura e Viajantes, que decorreu de 11 a 14 de abril, com curadoria de Jose Luis Peixoto.
Para além do lançamento de livros, conferências, exposições, oficinas, a programação deste ano do Latitudes foi mais ampla, tendo contado com espetáculos de música, dança e teatro. Um programa recheado, que celebrou, de diferentes formas, a relação da arte performativa com a língua, a literatura e as viagens.
Citada numa nota de imprensa do município de Óbidos, a vereadora com o pelouro da Cultura, Margarida Reis, afirmou que “numa tendência crescente e de muita qualidade, o festival Latitudes - Literatura e Viajantes está a suscitar cada vez mais interesse pelas temáticas abordadas, contribuindo sobremaneira para a divulgação, interpretação e permanência dos visitantes no concelho”.
O programa integrou três exposições [‘Retratos Contados de Alice Vieira - 45 anos de obra literária’, patente até 19 de maio, ‘Outros Mundos e Kalasha’, de Ana Abrão, patente até 12 de maio, e ‘(A) Riscar em Castelo de Vide - Pormenores’, de Luís Pedro Cruz - Urban Sketchers Portugal]; seis oficinas, 22 mesas de con­versa/apresentação de livros de autores; três concertos; um Festival Termómetro; uma caminhada interpretativa; um espetáculo para bebés; dois bosques literários; viagens pelo Imaginário, com a carrinha do desassossego, e várias animações de rua.
O município destacou também o projeto ‘Entre Nós’, nascido neste festival e criado para apoiar talentos emergentes.

Festival celebrou Camões e Abril
Por meio de conversas com diferentes autores e da apresentação e lançamento de livros, a programação do Latitudes contou com vários momentos comemorativos do quinto centenário do nascimento de Camões e dos 50 anos do 25 de Abril
A música também não faltou. Em parceria com o INATEL, o Latitudes levou a Óbidos um concerto de António Marcos que animou as ruas da vila com a Banda às Riscas.
Da programação, o município destacou o ‘Festival Termómetro’, um dos “mais emblemáticos festivais de bandas emergentes do país”, dirigido pelo apresentador de rádio e televisão Fernando Alvim, com quem o público teve a oportunidade de conversar, na Livraria do Mercado.
De entre as inúmeras propostas da edição deste ano do festival, o município destacou também, na mesma nota, o terceiro jantar literário, inspirado na vida e obra do poeta de Óbidos, Armando Silva Carvalho, durante o qual a vereadora da Cultura, revelou o regresso do Prémio Literário.
Este ano, a organização renovou um conjunto de atividades direcionadas para o público escolar, e retomou a proposta ‘Viagem pela Minha Terra’, uma iniciativa estruturada em parceria com as juntas de freguesia do concelho de Óbidos.|



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu