Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Leiria recebe a ‘final four’ da Taça de basquetebol em cadeira de rodas


Foto: FPB Domingo, 28 de Abril de 2024

A ‘final four’ da Taça de Portugal de BCR (Basquetebol em Cadeira de Rodas) irá decorrer a 4 e 5 de maio, em Leiria, no Pavilhão do Lis, situado na localidade de Cortes, anunciou a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB). Este recinto, inaugurado há dois anos, foi concebido a pensar nas necessidades específicas dos atletas com deficiência, “fator que engrandece e dignifica a prova”, justifica a federação.
As meias-finais decorrem no sábado, 4 de maio, com o primeiro encontro a opor a anfitriã APD Leiria ao detentor do troféu BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto, pelas 15h00.
O segundo embate, às 17h00 coloca frente a frente APD Braga e APD Sintra, reeditando-se o duelo da edição anterior. No domingo, 5 de maio, às 15h00, toma lugar a grande final.
Augusto Pinto, presidente do Comité Nacional de BCR da FPB, dá garantias de BCR de alto nível para o primeiro ponto alto da época. “As equipas apuradas para esta fase final vão certamente proporcionar um excelente espetáculo de promoção da modalidade. Sabemos que a Taça, pelas suas características específicas de disputa, traz por vezes algumas surpresas para a fase final. Não é o caso deste ano, pois as quatro equipas apuradas, APD Braga, APD Leiria, APD Sintra e BC Gaia, encontram-se no universo das sempre candidatas ao topo da competição. Prevemos jogos equilibrados e emotivos”, antecipou, citado pela federação.
O dirigente do organismo responsável pelas competições e seleções nacionais de BCR lança o repto aos amantes do basquetebol e enaltece as diligências das entidades locais para a organização da final four.
“Aconselho vivamente a presença de todos, pois certamente vão assistir a excelentes partidas de BCR. Temos ainda a realçar que este ponto alto só é possível realizar com o apoio e envolvência do município e Associação de Basquetebol da região, claro contando também com envolvimento do clube APD Leiria“, realçou.
No que respeita ao histórico da competição, a APD Sintra é recordista, com 11 Taças de Portugal no currículo, seguida da APD Braga, que ergueu 7 vezes o troféu.
Quanto às outras formações em prova, a APD Leiria saiu vencedora em duas ocasiões, ao passo que o BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto chegou ao topo, pela primeira e única vez, na temporada transata, recorda a FPB.



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu