Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Concluídas obras de remodelação da ETAR de Peniche orçadas em 7,6 ME


Texto: Agência Lusa | Foto: Arquivo Domingo, 28 de Abril de 2024

O município de Peniche concluiu as obras de remodelação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da cidade, um investimento de 7,6 milhões de euros (ME) para melhorar o tratamento dos efluentes.
Fonte oficial autárquica afirmou à agência Lusa que a intervenção está terminada, estando contudo ainda a decorrer o processo relativo ao comprovativo de despesas e aos respetivos pagamentos dos fundos comunitários garantidos para o projeto.
As obras de remodelação foram projetadas para reforçar o tratamento das águas residuais no sentido de evitar odores e garantir níveis de descarga para o mar adequados, tendo em conta a localização da ETAR perto do Cabo Carvoeiro, uma zona sensível do ponto de vista ambiental, muito procurada por turistas e próxima do aglomerado populacional da cidade. A intervenção consistiu na criação de uma etapa de equalização, outra de tratamento primário, aumento da capacidade de arejamento, remodelação da linha de lamas e da linha de desodorização, criação de uma etapa final de desinfeção, assim como a estabilização da arriba confinante para salvaguardar a segurança de pessoas e instalações.
“Para a melhoria da qualidade da água residual rejeitada, tornou-se essencial a remodelação das etapas de tratamento e a introdução de novas etapas ou equipamentos na linha líquida, determinando esta necessidade a exigência em intervir, também, na fase sólida e gasosa do processo de depuração”, explica a autarquia do distrito de Leiria na sua página oficial na Internet.
Segundo o município, “foi necessária uma intervenção profunda ao nível de todos os elementos exteriores e interiores que sejam em betão armado ou contivessem elementos metálicos”.
A ETAR começou a ser construída em 1999 e entrou em funcionamento em 2001. Pela localização junto ao Cabo Carvoeiro, a rejeição dos efluentes era feita diretamente para o mar após tratamento, criando problemas ambientais ao nível da gestão dos odores.
O investimento na remodelação da ETAR está previsto no plano plurianual de investimento dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) desde 2016.
O concurso público internacional foi lançado em outubro de 2016, mas, após revisões ao contrato da empreitada, foi necessário lançar novo concurso em agosto de 2018, tendo a intervenção começado em meados de 2019.
O investimento é financiado por fundos comunitários em cerca de 7,2 milhões de euros e o restante pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento. A ETAR recebe e trata águas residuais domésticas e industriais pré-tratadas das indústrias conserveiras da cidade de Peniche. 



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu