Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Presidente da República inaugura Museu Nacional da Resistência e da Liberdade


Texto: Agência Lusa | Foto: Cláudia Teixeira Segunda, 29 de Abril de 2024

O Presidente da República inaugurou o Museu Nacional da Resistência e Liberdade na Fortaleza de Peniche, antiga cadeira política da ditadura, um período histórico “diferente da democracia”.
“A ditadura é diferente da democracia” e “é importante que hoje e no futuro se perceba isso”, disse Marcelo Rebelo de Sousa, durante a inauguração do museu, no sábado.
“Não podemos deixar cair ou prescrever essa memória com o passar dos anos”, sublinhou.
“Infelizmente temos poucos monumentos que mostram que a ditadura existiu, mas aqui [Fortaleza de Peniche] sem dúvida se percebeu que havia um símbolo único do que foi Portugal durante 48 anos”, acrescentou Marcelo Rebelo de Sousa.
O ex-preso político durante 10 anos em Peniche e membro da comissão criada para o museu, Domingos Abrantes lembrou que o país esteve "quase meio século à espera" deste museu.
Durante a ditadura, a Fortaleza de Peniche funcionou enquanto prisão política, donde, com o 25 de Abril de 1974, os respetivos presos foram libertados dois dias depois.
O Museu Nacional Resistência e Liberdade nasce do reconhecimento deste local enquanto espaço-memória e símbolo da luta pela liberdade à escala nacional.

Leia a notícia completa na edição em papel.


Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu