Última Hora
Pub

Autarca de Ansião reclama obras no IC8 entre Pombal e Avelar

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Ansião, a requalificação do IC8 é uma prioridade reivindicativa que vai promover para a coesão territorial.

A requalificação do IC8 entre Pombal e Avelar é uma “prioridade reivindicativa” que o presidente da Câmara Municipal de Ansião espera ver concretizada o quanto antes. Na abertura das Festas do Concelho, António José Domingues realçou que estão em causa cerca de 30 quilómetros que “não têm perfil de itinerário complementar” e cuja intervenção “contribuirá para a coesão territorial”.

“Faz todo o sentido na estratégia de ligação ao interior e é complementar à futura construção do IC31, que ligará Castelo Branco às Termas de Monfortinho”, sublinhou, apelando ao Governo para que tenha em consideração esta necessidade, uma vez que se trata de um projeto sem cabimentação em termos de fundos comunitários.

No dia 9 de agosto, na cerimónia que contou com a presença do secretário de Estado da Administração local e do Ordenamento do Território, Hernani Dias, o autarca de Ansião destacou a importância dos instrumentos de política europeia e nacional para os territórios, nomeadamente os de baixa densidade, que “requerem medidas eficazes tendentes à sua afirmação e sobrevivência, numa lógica de coesão”.

“Temos de evitar, a todo o custo, o abandono, o absentismo e captar o interesse de novos protagonistas, nomeadamente mais jovens, garantindo, assim, um futuro sustentável na defesa da nossa região e do nosso concelho”, continuou António José Domingues.

Preocupação é também o abandono da floresta, fator que aumenta o risco de incêndios rurais. “É com alguma desilusão que nos apercebemos que, relativamente à questão do espaço agro-florestal, muito ainda está por fazer”, referiu.

Aliás, para o autarca, o país privilegia “em demasia o combate aos incêndios e outros riscos e catástrofes, em detrimento da prevenção, da capacitação e da formação”.

Na sessão, que decorreu no salão nobre dos Paços do Concelho e que antecedeu uma visita ao recinto das festas, António José Domingues deu ainda conta de alguns dos projetos estratégicos do concelho, dando como exemplos a requalificação do centro de saúde, a estratégia local de habitação, a requalificação do Pinhal Interior, a requalificação da escola básica n.º 2 de Avelar ou a passagem desnivelada ao parque empresarial.

Destacou, também, a necessidade de se encontrar “uma solução definitiva que assegure a captação e fornecimento de água em alta”, que poderá passar por uma ligação à Barragem do Cabril.

“Temos de olhar para o interior com a atenção que merece. É imperioso que consigamos ter uma dinâmica de desenvolvimento e isso faz-se com vontade política”, salientou, por seu turno, o secretário de Estado Hernani Dias.

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right