Kiev apela aos aliados para aprovar ataques de longo alcance em território russo
A Ucrânia fez hoje um novo apelo aos aliados ocidentais para que permitam ataques de longo alcance em território russo, na sequência do ataque pelas forças de Moscovo durante a noite, com recurso a drones e artilharia.
De acordo com a Força Aérea ucraniana, foram lançados 76 drones sobre a Ucrânia, dos quais 72 foram abatidos, nas regiões de Odessa, Mikolayiv, Kherson, Poltava, Kharkov, Kiev, Donetsk, Zhitomyr, Dnipro, Cherkassi, Vinitsia e Sumi.
Volodymyr Zelensky, presidente ucraniano, tem pressionado os vários aliados para permitirem que as forças de Kiev utilizem armas ocidentais para atingir bases aéreas e locais de lançamento mais distantes no território russo “Precisamos de aumentar a defesa aérea e as capacidades de longo alcance para proteger o nosso povo”.
Washington permitiu até ao momento que Kiev usasse armas fornecidas pelos norte-americanos, somente numa área limitada dentro da fronteira da Rússia com a Ucrânia.
Na sexta-feira, Joe Biden e Keir Starmer, líderes dos Estados Unidos e do Reino Unido reuniram-se em Washington, no entanto, ainda não anunciaram uma decisão sobre o uso de armas de longo alcance.