Última Hora
Pub

Cada Português gasta por ano 350 euros em alimentos que não come

Cada português gasta por ano 350 euros em alimentos que não come, desperdiçando 184 quilos de comida anualmente, indica uma empresa que combate o desperdício e que promove a partir de hoje a “Semana sem Desperdício Alimentar”

O Dia Internacional da Consciencialização sobre a Perda e o Desperdício Alimentar assinala-se no dia 29, em que a empresa “Too Good to Go” promove a partir de hoje e até ao próximo domingo uma semana de sensibilização e mobilização da sociedade para o problema do desperdício.

A plataforma de impacto social que combate o desperdício alimentar alerta que cada português desperdiça 2,38 quilos de alimentos por semana, sendo que os 184 quilos de alimentos desperdiçados por ano ‘per capita’ fazem de Portugal o quarto país da União Europeia que mais desperdiça.

“Estes resíduos alimentares geram mais de seis quilos de dióxido de carbono (CO2) e o desperdício desnecessário de 1.928 litros de água por cada português, numa semana”, alerta a entidade em comunicado.

E a empresa indica ainda que se cada português desperdiça em casa 336 euros em comida por ano, e se cada um gasta em média, em alimentação e bebidas, 3.091 euros por ano, então 3,4% deste orçamento “é gasto em alimentos que estão a ser desperdiçados” todos os anos.

Num contexto em que a preocupação com o nosso planeta e o ambiente se está a tornar uma prioridade, e o custo de vida é cada vez mais significativo, reduzir o desperdício é uma urgência”, salienta a plataforma no comunicado.

O Dia Internacional da Consciencialização sobre a Perda e o Desperdício Alimentar foi proclamado pela Resolução 74/209 da Assembleia Geral da ONU em 19 de dezembro de 2019.

 

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right