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Medidas reduziram tempo médio de espera de chamadas para menos de um minuto

A paralisação foi suspensa na quinta-feira, após o sindicato ter assinado um protocolo negocial com o Ministério da Saúde

As chamadas para os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) estão a registar um tempo médio de espera inferior a um minuto, anunciou hoje o INEM, que atribuiu essa melhoria da resposta às medidas recentemente implementadas.

“Os tempos médios de atendimento dos CODU apresentam melhorias significativas, após a implementação das medidas de contingência com vista à otimização do funcionamento da central médica do INEM”, adiantou o instituto em comunicado.

Segundo a instituição, desde as 00:00 de hoje que o tempo médio para atendimento de chamadas para o número de emergência se situa nos 17 segundos.

De acordo com os dados disponibilizados pelo instituto, em relação a quinta-feira, o tempo médio a partir das 00:00 foi de um minuto e 11 segundos, desde as 16:00 foi de 52 segundos e, após as 19:00, os CODU passaram a atender as chamadas encaminhadas pela central 112 em 37 segundos.

Apesar desta “evolução positiva”, o conselho diretivo do INEM admite, segundo o comunicado, que os valores “não são ainda os ideais”, pelo que continuará a desenvolver “todos os esforços” no sentido de melhorar estes indicadores.

Do conjunto de medidas anunciadas pelo INEM na quarta-feira, foi implementado, do dia seguinte, o reforço das escalas de técnicos de emergência pré-hospitalar (TEPH) no período diurno, em detrimento do turno da noite.

Na quinta-feira, foi ainda simplificado o algoritmo de triagem nas ocorrências mais graves e prioritárias, alocados TEPH que tripulam as unidades móveis de intervenção psicológica de emergência e as ambulâncias de transporte inter-hospitalar pediátrico ao atendimento das chamadas do CODU e integrados enfermeiros nas equipas do CODU para realização de determinadas funções.

Já hoje, começaram a ser integrados no atendimento dos CODU técnicos que até agora estavam em serviços de suporte e elementos da coordenação operacional, avançou ainda o instituto.

“O INEM conta implementar, num prazo de dias, o mecanismo de atendimento automático que será acionado apenas em momentos de sobrecarga do sistema do CODU, em que o atendimento de chamadas ultrapasse os três minutos”, refere também o comunicado.

Este mecanismo permitirá, de “forma rápida e automática”, estratificar a gravidade das situações e ativar uma prioridade para o acionamento de meios ou, por outro lado, transferir a chamada para o SNS 24, referiu o INEM, que pretende monitorizar o impacto destas medidas diariamente e ajustá-las de acordo com os resultados alcançados.

O instituto alerta ainda que o número europeu de emergência 112 deve ser contactado apenas em situações de emergência, para garantir que os recursos estejam disponíveis para quem realmente precisa.

Novembro 8, 2024 . 17:25

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