Última Hora
Pub

Liga lança Bolsas de Intervenção Social em Oncologia

Estas bolsas têm como objetivo financiar projetos voltados para doentes oncológicos e os seus cuidadores em situação de vulnerabilidade social, promovendo a melhoria das condições socioeconómicas e funcionais dos beneficiários.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), através do Núcleo Regional do Centro, anunciou recentemente as Bolsas de Intervenção Social em Oncologia (BISO), que contam com um orçamento global de 200 mil euros e um período de candidaturas aberto até 31 de dezembro.
Estas bolsas têm como objetivo financiar projetos voltados para doentes oncológicos e os seus cuidadores em situação de vulnerabilidade social, promovendo a melhoria das condições socioeconómicas e funcionais dos beneficiários.
O presidente da direção do Núcleo Regional do Centro da LPCC, Vítor Rodrigues explicou ao nosso jornal que o projeto visa “dar apoio ao doente, ao familiar, ao cuidador”.
“Nós fazemos há muitos anos, quase desde sempre, um apoio direto ao doente oncológico”, esclareceu.
Com duas linhas de apoio, uma ‘major’, com financiamento até 50 mil euros, e outra ‘minor’ com orçamento até 20 mil euros, as BISO focam-se em “aproveitar estruturas existentes, como Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e Santa Casa da Misericórdia para canalizar os recursos de forma eficiente”.
“Queremos ver a realidade e este projeto vai ser implementado, para já, na região centro, é uma espécie de um projeto piloto”, declarou Vítor Rodrigues.
As BISO assumem-se como um complemento ao apoio direto já oferecido pela LPCC, mas com um carácter “inovador e piloto”.
As entidades interessadas deverão apresentar projetos detalhados que demonstrem como planeiam aplicar os fundos e os resultados esperados. Sobre o processo de candidatura e seleção, o presidente do Núcleo Regional do Centro, acrescenta que “o júri vai reunir e tomar as decisões em janeiro”, assume.
O impacto das bolsas será avaliado com base nos indicadores apresentados pelos projetos selecionados, sendo essencial que “as instituições beneficiárias apresentem provas concretas de que os fundos foram bem aplicados”.
Apesar de o orçamento previsto ser de 200 mil euros, o presidente não descarta a possibilidade de aumentar os fundos caso os projetos se revelem de elevada qualidade.
“Se nos parecer e se o júri disser, nós estaremos completamente abertos a aumentar o valor”, finalizou Vítor Rodrigues. As candidaturas podem ser submetidas até ao dia 31 de dezembro através do preenchimento do formulário: https://eu-submit.jotform.com/ligacontracancro/biso.

Novembro 25, 2024 . 14:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right