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Seis projetos de alunos do interior vencem iniciativa de ativismo ambiental

As iniciativas selecionadas serão desenvolvidas por grupos informais de alunos de secundário

Seis projetos sustentáveis de alunos de escolas secundárias de cinco distritos do interior de Portugal venceram a iniciativa AtiveLAB e vão receber uma bolsa de apoio até 1.500 euros, informou hoje a associação ambientalista Zero.

O objetivo do AtiveLAB: Laboratórios de Ativismo Ambiental, financiado pelo Fundo Ambiental, é apoiar as ideias dos alunos que contribuam para “tornar as suas escolas e localidades mais sustentáveis”.

Em comunicado, a Zero adianta ter selecionado, de entre 14 candidaturas a nível nacional, seis projetos distribuídos pelos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre e Évora, formando assim a primeira edição da rede nacional de projetos AtiveLAB.

O Agrupamento de Escolas de Vendas Novas (Évora), a Escola Básica e Secundária de Fornos de Algodres (Guarda), a Escola Secundária D. Sancho II de Elvas (Portalegre), o Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo (Guarda), o Agrupamento de Escolas do Fundão (Castelo Branco) e a coligação das escolas Abade de Baçal, Emídio Garcia e Miguel Torga de Bragança foram os vencedores.

O projeto de Vendas Novas envolve a requalificação da horta comunitária escolar e a implementação de compostores, e em Elvas destacou-se a criação de miniflorestas usando o método Miyawaki de arborização.

No Fundão vai ser feita a arborização de terrenos abandonados juntamente com crianças e em Fornos de Algodres serão efetuadas campanhas de sensibilização para o uso de garrafas reutilizáveis.

O projeto do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo visa a instalação de bebedouros em espaço escolar e a diversificação das ementas da cantina.

A coligação das escolas Abade de Baçal, Emídio Garcia e Miguel Torga de Bragança vai realizar trabalho de ‘advocacy’ junto das autarquias para exigir por uma rede mais completa de ciclovias.

Os projetos destas escolas, segundo a Zero, “demonstraram a capacidade de desenvolver propostas não só com potencial de impacto positivo, como também muito realistas e assentes numa leitura da realidade local”.

As iniciativas selecionadas serão desenvolvidas por grupos informais de alunos de secundário com o apoio dos professores orientadores e dos facilitadores da Zero.

Após terem recebido formação presencial sobre problemas e soluções ambientais e apoio financeiro, estes alunos têm agora nas mãos a possibilidade de desenvolver atividades de promoção da causa ambiental, ao se proporem a influenciar decisores, sensibilizar a população, comunicar e divulgar iniciativas, mobilizar apoiantes e angariar fundos para que a suas escolas e as suas comunidades sejam mais sustentáveis”, refere ainda a associação ambientalista.

Novembro 27, 2024 . 12:12

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