Última Hora
Pub Dl Gastronomia 20260609
Pub Dl Ipcb Cursos 20260527
Pub Dl Fabricoeua 20260602
Pub Dl Opticone 20260611
Pub Dl Inova Webinar 20260611
Pub

Fundação de Serralves recebe doação de arquiteto João Gomes da Silva e atelier Global

Doação junta-se “a um conjunto de arquivos relevantes já anteriormente acolhidos por Serralves”

O arquiteto paisagista João Gomes da Silva doou o arquivo documental dele e do atelier Global, cofundado com a arquiteta Inês Norton, à Fundação de Serralves, no Porto, revelou hoje esta instituição.

Em nota de imprensa, a fundação refere que João Gomes da Silva (Lisboa, 1962) é “um dos mais influentes arquitetos paisagistas contemporâneos” e que a doação surge no seguimento de uma longa relação com Serralves.

A doação inclui ainda documentos do atelier Global, que João Gomes da Silva cofundou em 1997 com a arquiteta Inês Norton (Lisboa, 1965).

O seu trabalho conjunto com Inês Norton produziu um acervo documental muito expressivo, ao longo de quatro décadas de uma carreira notável”, sublinha a Fundação de Serralves.

Segundo a instituição, a documentação doada será alvo “de tratamento, estudo e divulgação por meio de diversas iniciativas, incluindo exposições, conferências, apresentações e atividades educativas”.

Licenciado em Arquitetura Paisagista pela Universidade de Évora, João Gomes da Silva projetou, entre 1996 e 1999, os jardins contemporâneos do Museu de Serralves, desenhado pelo arquiteto Álvaro Siza, entre outros projetos profissionais.

Inês Norton também é licenciada em Arquitetura Paisagista pela Universidade de Évora, iniciou a prática profissional em Bruxelas, trabalhou em Paris e, entre 2012 e 2014, foi responsável e coordenadora do estúdio de Arquitetura Paisagista PROAP, em Angola.

A fundação lembra que o atelier Global está atualmente a trabalhar no projeto de requalificação dos jardins de Serralves, concretamente a zona envolvente da Ala Álvaro Siza, inaugurada em 2023.

Esta doação junta-se “a um conjunto de arquivos relevantes já anteriormente acolhidos por Serralves”, nomeadamente do arquiteto Álvaro Siza, do realizador Manoel de Oliveira, dos artistas plásticos Julião Sarmento e Pedro Cabrita Reis, do Atelier RE.AL de João Fiadeiro e da coreógrafa Vera Mantero.

Dezembro 23, 2024 . 18:01

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right