Última Hora
Visitfood2
Ls App Kv Dl Banner 1160x200
Pub

Descoberta espécie de moreia que vive na lama da foz dos rios

Nova moreia foi descoberta por acidente, quando três cientistas investigavam a caverna fluvial subterrânea de Puerto Princesa

Investigadores descobriram uma nova espécie de moreia, castanha e delgada, que vive na foz escura e lamacenta dos rios, ao contrário da maioria das moreias que são marinhas, em vários países do Indo-Pacífico central.

A nova moreia (Uropterygius hades) foi batizada de Hades, o deus do submundo na mitologia grega, devido ao seu ‘habitat’ único, ao comportamento escavador, à alta sensibilidade à luz e à sua cor escura, tendo sido encontrada no sul do Japão, Taiwan, Filipinas, sul de Java (Indonésia) e Fiji.

Cientistas da Universidade Nacional Sun Yat-sen, em Taiwan, da Universidade das Filipinas Ocidentais e o ictólogo Yusuke Hibino, do Museu de História Natural de Kitakyushu, no Japão, descrevem a nova espécie num artigo publicado em dezembro na revista científica ZooKeys, segundo a agência noticiosa privada espanhola Europa Press.

Das cerca de 230 espécies conhecidas de moreias em todo o mundo a maioria vive em ambientes marinhos e apenas uma espécie passa a maior parte da sua vida em água doce. Embora algumas espécies marinhas, como a moreia gigante (Strophidon sathete), possam tolerar e ocasionalmente entrar em ambientes de baixa salinidade, como a foz dos rios, as moreias especificamente adaptadas aos ‘habitats’ estuarinos são extremamente raras.

Num tanque, a Uropterygius hades mostrou um comportamento de escavação com a cauda, o que raramente é visto em moreias, tentando constantemente esconder-se da luz.

Os seus olhos pequenos (que se pensam serem uma adaptação a ambientes com pouca luz) e o número reduzido de poros sensoriais na sua cabeça (para evitar a obstrução pela lama) sugerem que esta espécie pode ser uma excelente escavadora, uma vez que depende principalmente da quimiorrecepção (sensibilidade a estímulos químicos), em vez da visão, para detetar presas ou evitar predadores.

A nova moreia foi descoberta por acidente, quando três cientistas da Universidade Nacional Sun Yat-sen investigavam a caverna fluvial subterrânea de Puerto Princesa, nas Filipinas, para estudar a fauna e tentar encontrar uma espécie de enguia das cavernas, a Uropterygius cyamommatus, o que não conseguiram.

 

Janeiro 2, 2025 . 14:51

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right