
Detido suspeito de matar octogenário sem-abrigo no Campo Grande
A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção de um cidadão, de 27 anos, suspeito do crime de homicídio qualificado de um octogenário na semana passada no Campo Grande, em Lisboa.
Em comunicado, a PJ refere que ambos os homens eram pessoas em situação sem-abrigo, sendo o suspeito, cidadão estrangeiro, “dado como uma pessoa violenta”, tendo sido localizado e detido na madrugada de sábado numa zona da cidade de Lisboa diferente daquela onde o crime foi praticado.
Os factos ocorreram na madrugada de 25 de fevereiro, “alegadamente por motivo de disputa de espaço”, tendo o agressor utilizado um instrumento contundente para efetuar as agressões.
O homem de 85 anos foi ferido com gravidade na zona da cabeça, tendo sido encaminhado para uma unidade hospitalar, onde veio a morrer, não resistindo aos ferimentos, de acordo com a PJ.
Segundo a autoridade, após a notícia do crime foram desenvolvidas as “necessárias diligencias investigatórias” que permitiram identificar o suspeito e a localizá-lo.
O detido será agora presente às autoridades judiciárias para interrogatório judicial para saber as medidas de coação a que ficará sujeito.
Na ocasião do crime, fonte da PSP adiantou à Lusa que o incidente ocorreu pouco depois das 02:00 de terça-feira na Rua Ator António Silva, junto à estação do Metro do Campo Grande, e está a ser investigado pela Polícia Judiciária.
O homem era um sem-abrigo, que “possivelmente dormia ali na zona” e foi encontrado “inanimado, caído no solo, na ciclovia perto da estação do metro do Campo Grande”, indicou a mesma fonte.
“A vítima sangrava da cabeça e apresentava vários golpes, desconhecendo-se as circunstâncias em que terá sido agredida”, afirmou, salientando que junto do homem “encontrava-se uma pedra de grandes dimensões ensanguentada”.
Segundo uma testemunha, que ligou para o 112, momentos antes da agressão estava perto da vítima um outro homem.
O homem foi transportado de ambulância para o Hospital de Santa Maria, tendo sido declarado o óbito por voltas das 04:40.