Última Hora
Leria Pub Banner Novo
20250319 Dl Pubtopomensal Leiriarun 1160x400
Pub

Ministra do Ambiente explica situação da empresa BioAdvance

Estatuto PIN da empresa sediada no concelho de Pombal foi suspenso a 13 de janeiro, segundo Maria da Graça Carvalho

A ministra do Ambiente explicou hoje que a empresa BioAdvance, da Figueira da Foz, tem tido as licenças ambientais sucessivamente recusadas e confirmou a suspensão do estatuto de Potencial Interesse Nacional (PIN).

O estatuto PIN foi suspenso a 13 de janeiro, afirmou Maria da Graça Carvalho, que está hoje a ser ouvida na comissão parlamentar de Ambiente, no âmbito de uma audição regimental.

A ministra foi questionada pelo deputado comunista Alfredo Maia, a propósito da situação da empresa de combustíveis da Figueira da Foz, que supostamente tem funcionado sem Título de Exploração e Licença Ambiental.

Na resposta Maria da Graça Carvalho disse que a BioAdvance tem tido as licenças ambientais recusadas e que cada vez que isso acontece faz reajustes e apresenta novo processo.

Em fevereiro foi apresentado novo processo e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) tem 25 dias para responder, disse a ministra.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou hoje a instauração de um inquérito à situação da empresa.

Em resposta a um pedido da agência Lusa, a PGR confirmou hoje a abertura de um inquérito que corre termos no Departamento de Investigação e Ação Penal Regional de Coimbra, sujeito a segredo de justiça.

Na sexta-feira, o presidente da Câmara da Figueira da Foz acusou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) de sacudir a “água do capote” no processo de licenciamento daquela unidade de biocombustíveis instalada no terminal do porto.

A instalação da empresa resultou de um contrato de concessão assinado em agosto de 2022 com a administração do porto, que emitiu em dezembro do mesmo ano o alvará de licença.

Na semana passada, foi revelado que a empresa BioAdvance está a laborar sem as respetivas licenças, o que motivou um auto de notícia da CCDRC para a Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT).

A BioAdvance, sediada no concelho de Pombal (distrito de Leiria), onde possui uma unidade mais pequena, instalou-se no porto da Figueira da Foz depois de uma candidatura aprovada ao Sistema de Incentivos à Inovação Empresarial – Verde e do projeto ter sido reconhecido com o estatuto de PIN.

A empresa investiu cerca de 27 milhões de euros na unidade e pretende produzir anualmente 20 mil toneladas de biodiesel a partir de óleos alimentares usados, bem como quatro mil toneladas de glicerina.

Março 5, 2025 . 13:33

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right