Última Hora
Leria Pub Banner Novo
20250319 Dl Pubtopomensal Leiriarun 1160x400
Pub

Pilotos procuram o pódio no Campeonato de Ralis

Rafael Cardeira, nas Duas Rodas Motrizes, e Ernesto Cunha procuram o melhor resultado possível no arranque do Campeonato de Portugal de Ralis.

O Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) arranca hoje em Fafe com a presença de dois pilotos da Marinha Grande que prometem lutar pelo pódio, ainda que em categorias diferentes.
Comecemos por Rafael Cardeira que volta a marcar presença no Campeonato de Portugal de Ralis, acompanhado pelo seu habitual navegador Luís Boiça. A equipa do Peugeot 208 Rally4 quer lutar pelo pódio das Duas Rodas Motrizes (2RM) logo na primeira prova do ano e já começou o trabalho de casa com uma sessão de testes em condições extremas.
Para o atleta do Sporting Clube de Portugal, o foco está luta pela vitória no Campeonato de Portugal de Ralis 2RM: "O objetivo é fazer um bom rali já em Fafe, de forma a assegurar pontos importantes que nos permitam lutar pela vitória no CPR 2RM. Temos as condições alinhadas para alcançar esse objetivo, sabendo que a concorrência é muito forte, mas vamos aplicar-nos a todo o custo."
Numa época em que um conjunto de novos parceiros se juntam ao projeto desportivo do piloto da Marinha Grande, Rafael Cardeira contará novamente com o suporte técnico da Wintech Competição no seu Peugeot 208 Rally4.
Também Ernesto Cunha está de regresso ao Campeonato de Portugal de Ralis, aos comandos do Skoda Fabia Rally2 EVO. Com o regresso de Valter Cardoso, co-piloto que já fez parte da equipa na temporada de 2020, a dupla prepara o desafiante Rallye Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas e Cabeceiras de Basto, prova onde e equipa procura chegar ao pódio na classificação geral.
"Este é o segundo ano com o carro, vamos tentar encontrar o nosso ritmo, sempre em busca de melhorar os resultados que fizemos na temporada passada. Faremos o campeonato completo e queremos lutar para chegar ao pódio em todas as provas. Sabemos que com este objetivo temos um grande desafio pela frente, mas somos movidos por este lado competitivo e vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para sermos bem sucedidos", refere Ernesto Cunha.
A dupla já realizou os primeiros quilómetros de testes na preparação para o primeiro desafio do campeonato e aguarda um cenário habitualmente duro em Fafe.

Campeonato promete
emoção até ao fim
O Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) arranca em Fafe com um dos melhores plantéis de sempre, pois os mundialistas Kris Meeke (Toyota Yaris) e Dani Sordo (Hyundai i20) juntaram-se à ‘armada’ nacional, capitaneada por Armindo Araújo.
Resolvido o imbróglio que atrasou a atribuição do título nacional de 2024 ao norte-irlandês Kris Meeke, com a sentença do Tribunal Arbitral do Desporto que deu razão à equipa Hyundai, o CPR prepara-se para receber um dos plantéis mais fortes de sempre, com as presenças do próprio piloto britânico, que este ano troca a marca coreana pela Toyota, e o espanhol Dani Sordo, que assume o lugar deixado vago por Meeke na Hyundai.
Estes dois pilotos somam, entre si, oito triunfos no Mundial de Ralis (WRC), incluindo o de Meeke no Rali de Portugal de 2016, e vêm juntar-se a históricos como Armindo Araújo, Ricardo Teodósio, que trocou a Hyundai pela Toyota, José Pedro Fontes ou Pedro Meireles.
No rali Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas e Cabeceiras de Basto nota ainda para a presença do letão Martin Sesks (Ford Puma), que vem preparar a sua participação no Rali de Portugal, que este ano foi substituído pelo Rali de Lisboa para os carros de duas rodas motrizes.
O calendário mantém-se com as mesmas oito provas que já foram disputadas em 2024 e que permitiram um dos campeonatos mais equilibrados de sempre, com o título a pender para Meeke por apenas dois pontos de vantagem sobre Armindo Araújo (Skoda Fabia).
A entrada da Toyota, com os Yaris Rally 2, vem permitir mais diversidade na disputa pelas vitórias e atrair mais atenção do público.
O campeonato termina a 18 de outubro, na Marinha Grande, após quatro ralis de terra e quatro de asfalto.
Para já, na abertura do campeonato, em Fafe, serão 44 os inscritos, 16 deles da categoria principal, a Rally 2. A partida oficial para a prova está marcada para hoje à tarde e as equipas irão percorrer mais de 510 quilómetros de prova, dos quais 113 serão cronometrados.

Março 7, 2025 . 11:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right