Última Hora
Pub Dl Leiriakids 20260525
Pub Dl Ipcb Cursos 20260527
Pub

'Um filme Minecraft' usou tecnologia áudio de empresa de Leiria

Produções como 'Oppenheimer' (2023), 'Duna' (2021), 'Frozen II' (2019), 'Stranger Things', 'House of the Dragon' e 'Guerra dos Tronos' já utilizaram a tecnologia de som da empresa Sound Particles.

A longa-metragem 'Um filme Minecraft', de Jared Hess, atualmente nos cinemas, contou com uma tecnologia áudio da empresa de Leiria Sound Particles, que permite criar “sons tridimensionais complexos e realistas”.

Sediada em Leiria, a Sound Particles é uma empresa portuguesa criada em 2016, que desenvolveu um ‘software’ de som 3D inovador, utilizado em particular nos Estados Unidos, em cinema, televisão, música e videojogos.

Produções como 'Oppenheimer' (2023), 'Duna' (2021), 'Frozen II' (2019), 'Stranger Things', 'House of the Dragon' e 'Guerra dos Tronos' já utilizaram aquela tecnologia de som portuguesa.

Em comunicado, a Sound Particles revela que também 'O filme Minecraft', protagonizado por Jack Black e Jason Momoa, inspirado num popular videojogo, utiliza o 'software' “que aplica conceitos de computação gráfica ao áudio” e permite “criar sons tridimensionais complexos e realistas”.

Atualmente, a empresa portuguesa vende vários produtos de tecnologia áudio e soma mais de trinta trabalhadores, mas começou por ser um projeto de Nuno Fonseca, com formação em engenharia e composição musical, docente no Instituto Politécnico de Leiria.

A empresa já esteve nomeada para os prémios da Cinema Audio Society (Associação de misturadores de som de Hollywood) e foi finalista para os prémios científicos da Academia de Cinema dos Estados Unidos em 2018.

'Um filme Minecraft' foi o mais visto no fim de semana de estreia nos cinemas portugueses, entre 3 e 6 de abril, somando 104.164 espectadores, segundo dados do Instituto do Cinema e do Audiovisual.

Abril 9, 2025 . 14:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right