Última Hora
Pub

Município de Leiria recebe doação de desenhos de Teresa Arriaga

A exposição ‘Artistas na Fábrica – Tereza Arriaga, Jorge de Oliveira, Manuel Filipe | 1943-1945’ reúne obras que testemunham as condições de trabalho do operariado fabril durante a II Guerra Mundial.

O município de Leiria vai receber desenhos de Tereza Arriaga da exposição ‘Artistas na Fábrica’, patente no Mimo – Museu da Imagem em Movimento até 15 de junho.
O anúncio foi feito por Jorge Arriaga de Oliveira, filho de Tereza Arriaga e Jorge de Oliveira e divulgado pela Câmara de Leiria.
A exposição ‘Artistas na Fábrica – Tereza Arriaga, Jorge de Oliveira, Manuel Filipe | 1943-1945’ reúne obras que testemunham as condições de trabalho do operariado fabril durante a II Guerra Mundial.
“A mostra inclui desenhos a carvão de Manuel Filipe, retratos de meninos-operários da Nacional Fábrica de Vidros da Marinha Grande por Tereza Arriaga e desenhos de Jorge de Oliveira realizados na fábrica de cimentos da Maceira-Liz”, divulgou o município em comunicado.
Entretanto, o Mimo acolheu mais uma edição do ciclo ‘Conversas Artistas na Fábrica’, inserido na exposição ‘Artistas na Fábrica’.
Citada numa nota de imprensa, a vereadora da Cultura, Anabela Graça, destacou, na ocasião, “o papel fundamental da exposição como espaço de reflexão e conhecimento, a qual não teria sido possível sem o entusiasmo e a colaboração da família, em particular de Jorge Arriaga de Oliveira”, enfatizando o “diversificado programa cultural” que tem vindo a ser realizado em torno da mesma, envolvendo, também, diversos projetos educativos com escolas de Leiria e da Marinha Grande, em parceria com o Plano Nacional das Artes.
Com mais de 12.900 visitantes desde a sua inauguração, a exposição tem sido acompanhada por um programa cultural que inclui visitas orientadas, colóquios, palestras, ciclos de cinema neorrealista comentado e projetos educativos com escolas locais, acrescentou ainda o município.

Abril 24, 2025 . 08:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right