Última Hora
Pub

Bombos e gaiteiros compõem ritmo dos Tocándar

O grupo surgiu na Marinha Grande e inclui vários instrumentos. A atuação dos gaiteiros Tocándar vai decorrer no dia 7 de junho

Ouve-se o rufar dos bombos e para este grupo, a festa já começou. O grupo de percussão Tocándar nasceu há 25 anos, na Escola Secundária Eng.º Acácio Calazans Duarte, na Marinha Grande, e é composto por muitas crianças, jovens, adultos e seniores que integram o grupo enquanto voluntários.
Todas as atuações levam até à rua a festa dos ‘Zés Pereiras’. “Os nossos espetáculos de palco têm percussão, caretos, gigantoines e cabeçudos”, explicou o mentor Paulo Tojeira, que coordena o grupo desde o início. Para as atuações, todos os elementos vestem uma indumentária usada nas fábricas de vidro, características da cidade da Marinha Grande. As vestes são compostas por uma jardineira azul que surgiu da combinação do avental de zuarte azul das empalhadeiras e das calças de peitilho das escolhedeiras, da calça de zuarte azul e da camisa de estamanhinha do vidreiro. Os instrumentos são também decorados com um lenço vermelho que era utilizado pelos vidreiros para limparem o suor durante o trabalho.
Os Tocándar contam com dois cd’s e dois dvd’s editados entre 2002 e 2011, e colaborações com os cd’s de La Raitana, Roncos do Diabo, Portugal a Rufar e uma participação em video-clips de cd’s de Roberto Leal. O reportório musical da banda inclui peças de percussão originais do cancioneiro tradicional português.

Para continuar a ler este artigo

Se ainda não é
nosso assinante:
Assine agora
Se já é nosso
assinante:
Inicie sessão
Maio 29, 2025 . 12:15

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right