Última Hora
Pub Dl Leiriakids 20260525
Pub Dl Ipcb Cursos 20260527
Pub

Projeto da AMITEI para combater solidão acompanha já 40 seniores

Com o apoio de uma equipa multidisciplinar, o projeto vai dinamizar atividades nas áreas da saúde, estimulação cognitiva, cultura, tecnologia e intergeracionalidade.

A AMITEI – Associação de Solidariedade Social de Marrazes apresentou o Super@Solidão, uma resposta inovadora que tem com objetivo combater a solidão e o isolamento social da população sénior, que à data já acompanha 40 seniores, sendo que o objetivo é apoiar 80 seniores da União das Freguesias de Marrazes e Barosa e de freguesias vizinhas de Leiria.
Com o apoio de uma equipa multidisciplinar (enfermeiros, fisioterapeutas, gerontólogos, animadores socioculturais, educadores sociais e voluntários), o projeto vai dinamizar atividades nas áreas da saúde, estimulação cognitiva, cultura, tecnologia e intergeracionalidade, envolvendo a comunidade local e várias instituições parceiras.
Entre as iniciativas, a associação destaca em comunicado os ‘Contos de Orelha a Orelha’, dinamizados por voluntários junto de seniores em situação de isolamento; ‘Saúde em Casa’ e ‘Movi.mente-se’, com foco na prevenção, bem-estar e mobilidade; ‘Senior Inclusive e ‘Atelier de Informática’, que promovem a inclusão digital; e ‘Coro COMUNidade’, que junta seniores, crianças e jovens em torno da música e das tradições populares.
A AMITEI lança ainda um apelo à participação de novos voluntários, considerando “fundamental para o sucesso e continuidade desta resposta”.
Fundada em 2013, a AMITEI é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que desenvolve respostas sociais junto da população sénior e da comunidade.

Outubro 13, 2025 . 14:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right