Última Hora
Pub Dl Agendainova 20260605
Pub Dl Ipcb Cursos 20260527
Pub Dl Opticone 20260611
Pub Dl Inova Webinar 20260611
Pub

Interrupção da ‘cloud’ da Amazon causa falhas em centenas de sites e aplicações

A empresa garantiu estar a “trabalhar em várias vias paralelas para acelerar a recuperação”

A Amazon Web Services (AWS), a maior rede de servidores na ‘cloud’ do mundo, tem enfrentado problemas técnicos desde o início da manhã, causando falhas nas redes sociais, plataformas de jogos ‘online’, sistemas informáticos, ‘sites’ e aplicações.

Duas horas após o incidente ter sido reportado pela primeira vez, a AWS registou um total de 58 serviços na sua plataforma afetados, incluindo um completamente em baixo, o Amazon DynamoDB, que é uma base de dados, avançou a EFE.

Este serviço da Amazon e o processo que segue para comunicar com um centro de dados (‘data center’) nos EUA parecem ser a origem do problema, de acordo com os detalhes fornecidos pela AWS no seu ‘site’.

A AWS confirmou, no seu ‘site’, ter detetado os primeiros problemas por volta das 07:11 (GMT, 08:11 em Lisboa) e avançou ter identificado uma possível causa para o problema reportado num dos seus centros de dados nos EUA, sem adiantar detalhes.

A empresa garantiu estar a “trabalhar em várias vias paralelas para acelerar a recuperação” e recomendou aos clientes que “continuem a tentar novamente quaisquer pedidos de ligação com falha”.

“Os engenheiros responderam imediatamente e estão a trabalhar ativamente para mitigar o problema e compreender completamente a sua causa raiz”, explicou a AWS, na atualização mais recente no seu ‘site’.

Os erros reportados ocorreram nas instalações da AWS no norte do estado da Virgínia, nos Estados Unidos (EUA), um dos maiores e mais antigos centros de dados da empresa, confirmou a AWS.

A base de dados Amazon DynamoDB e o processo que utiliza para comunicar com o referido centro de dados parecem ser a origem do problema, de acordo com os detalhes fornecidos pela empresa.

De acordo com incidentes recolhidos pelo portal Downdetector, por volta das 10:00 (em Lisboa), estavam a ser registados milhares de incidentes, tanto relacionados com a AWS e os seus múltiplos serviços, como com milhares de redes sociais, ‘websites’, plataformas de jogos ‘online’ e aplicações móveis em todo o mundo.

Até o motor de inteligência artificial Perplexity estava a enfrentar dificuldades, assim como a assistente virtual Alexa e a plataforma de televisão (ambas da Amazon), bem como jogos populares como Fortnite e Clash Royale.

Outubro 20, 2025 . 12:34

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right