
SMAS de Leiria recebem selo de qualidade
Os SMAS – Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Leiria foram distinguidos com o selo ‘Qualidade exemplar da água para consumo humano’. A cerimónia de entrega do selo decorreu no Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento (ENEG) 2025, no Europarque, em Santa Maria da Feira, na passada terça-feira. Este reconhecimento, baseado nos dados do controlo da qualidade da água destinada ao consumo humano, “demonstra que a água da torneira fornecida pelos SMAS de Leiria é segura e de excelente qualidade”.
A atribuição deste selo é da responsabilidade da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) e resulta de uma avaliação quantitativa e qualitativa às entidades gestoras do setor da água. Para a sua atribuição foi verificado, entre outros aspetos, o cumprimento de todos os critérios previstos no respetivo regulamento, nomeadamente o cumprimento do prazo legal de submissão do programa de controlo da qualidade da água (PCQA); 100% de cumprimento do número de análises agendadas no PCQA; mais de 99% de cumprimento dos valores paramétricos; e mais de 99% de cumprimento dos valores paramétricos de controlo de rotina 1 (bactérias coliformes e Escherichia coli).
“Estes resultados surgem no seguimento da implementação e cumprimento do Plano de Controlo de Qualidade da Água (PCQA) dos SMAS de Leiria, aprovado pela ERSAR”, referem os SMAS, numa nota de imprensa.
“Destacamos que em 2024 deram entrada no Laboratório de Controlo de Qualidade 3.016 amostras, a partir das quais foram realizadas 13.132 análises, deste valor global, 3.360 análises foram realizadas nas áreas técnicas, físico-químicas e microbiológicas, cujos resultados, avaliados pela ERSAR, atestam que a qualidade da água na torneira do consumidor é segura e cumpre os padrões estabelecidos na legislação”, acrescentam os SMAS.








