Última Hora
Pub Dl Leiriakids 20260525
Pub Dl Ipcb Cursos 20260527
Pub

Concerto da Banda Sinfónica de Alcobaça encerra ciclo Fronteiras

Escrita para assinalar o centenário da morte do pintor (em 2018), ‘Sinfonia Amadeo’ é o destaque do concerto protagonizado pela Banda Sinfónica de Alcobaça, que sobe ao palco no dia 7 de dezembro, dirigida pelo maestro convidado Luís Carvalho.

O ciclo Fronteiras encerra a sua viagem pelos territórios onde a música se cruza com outras formas de expressão artística com uma homenagem a Amadeo de Souza-Cardoso.
Escrita para assinalar o centenário da morte do pintor (em 2018), ‘Sinfonia Amadeo’ é o destaque do concerto protagonizado pela Banda Sinfónica de Alcobaça, que sobe ao palco no dia 7 de dezembro, dirigida pelo maestro convidado Luís Carvalho, que assina também esta obra inspirada em seis quadros do pintor modernista.
“A qualidade da obra que Amadeo nos deixou merece ser celebrada de forma grandiosa, e foi isso que procurei”, revela o maestro, citado numa nota informativa enviada ao nosso jornal pela organização, da responsabilidade da ABA – Banda de Alcobaça Associação de Artes.
No fim de semana de encerramento, haverá ainda dois concertos de jazz, numa parceria com o Panorama - Multiusos de Alcobaça, na Sala Lustre. Primeiro, o contrabaixista e compositor Carlos Bica apresenta o projeto ‘11:11’, distinguido como Melhor Álbum de Jazz Português 2024.
No palco, estarão também o saxofonista José Soares, o vibrafonista Eduardo Cardinho, e o guitarrista Gonçalo Neto, alguns dos mais talentosos e criativos músicos da nova geração.
No dia 6, o pianista Mário Laginha presta homenagem a Carlos Paredes.
Já este sábado, a Orquestra de Jazz do Hot Club de Portugal apresenta ‘Impermanência(s)’, um projeto com repertório entre a improvisação e a escrita contemporânea. Sob a direção de Pedro Moreira, promove a criação de repertório original através da colaboração com compositores nacionais e estrangeiros. São os casos da açoriana Sara Ross, da leiriense Estela Alexandre, dos germânicos Samuel Gapp e Lars Arens e do contrabaixista norte-americano Michael Formanek.
A programação Cistermúsica é promovida pela ABA – Banda de Alcobaça Associação de Artes.

Novembro 29, 2025 . 15:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right