Última Hora
Pub Dl Leiriakids 20260525
Pub Dl Ipcb Cursos 20260527
Pub

Câmara de Pombal reforça apoio às freguesias em 655 mil euros

Apoio A medida visa reforçar a capacidade de resposta das freguesias para enfrentar as necessidades prementes de reconstrução após as intempéries

A Câmara de Pombal vai reforçar os apoios às Juntas de Freguesia em 655 mil euros, que serão canalizados diretamente para o reforço da resposta às necessidades decorrentes da calamidade. A medida nasce co­mo uma das medidas do Programa Municipal de Recuperação e Transformação, Renascer e Avançar Pombal, apresentado pela autarquia na última reunião de Câmara.

Assim, para fazer face aos danos emergentes decorrentes da depressão Kristin, a Câmara irá canalizar para as juntas 225 mil euros em apoio extraordinário, numa ajuda direta de 15 mil euros a cada uma das 17 freguesias do concelho.

Para além deste valor, a Câmara vai aumentar em 400 mil euros as verbas destinadas ao Programa de Incentivo à Realização de Investimento pelas Freguesias (PIRIF), que passará a ter uma dotação global de 1,5 milhões de euros.

Através deste aumento de verba, será reforçada a capacidade financeira das autarquias locais, bem como a sua resposta às necessidades de investimento e recuperação decorrentes dos danos provocados pela tempestade Kristin.

Para o presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, “estas medidas reforçam a resposta e a autonomia das nossas freguesias, permitindo a aceleração da recuperação do nosso concelho”.

Pedro Pimpão considera que as freguesias se afirmaram novamente como o interlocutor mais próximo dos cidadãos e, no contexto da presente calamidade, “demonstraram ser um pilar essencial da proteção civil local”, considerando que a sua atuação “foi determinante não apenas na resposta imediata às ocorrências, mas também na comunicação, orientação e encaminhamento da população, garantindo que cada necessidade encontrava o apoio adequado de forma rápida e eficaz”.

“Os nossos presidentes de junta foram incansáveis nestes momentos de crise e mostraram mais uma vez que são o primeiro porto seguro das populações. É nessa sua proximidade, capacidade de resposta e espírito comunitário que começa a verdadeira recuperação do nosso concelho após a tempestade Kristin”, acrescentou.

Neste momento, o foco municipal é apoiar a recuperação do concelho, esclareceu o autarca, “numa perspetiva de olhar em frente” e sair “mais fortes” de uma situação que reconhece como “muito difícil” para a população que espera respostas”.

Março 3, 2026 . 11:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right