Última Hora
Pub Dl Leiriakids 20260525
Pub Dl Ipcb Cursos 20260527
Pub

PSD critica "erros" no concurso público do Leiria Innovation Hub

A vereadora defendeu a necessidade de reforçar a revisão técnica dos projetos antes da abertura de concursos públicos, de forma a garantir maior coordenação entre especialidades.

A vereadora do PSD na Câmara de Leiria, Luísa Gonçalves, criticou o “elevado” número de pedidos de esclarecimento e de listas de erros e omissões apresentados no âmbito do concurso público para a construção do Leiria Innovation Hub, projetado para o topo norte do Estádio de Leiria, considerando que a situação revela “fragilidades na preparação inicial das peças do procedimento”.

Durante a reunião extraordinária do executivo do passado dia 16 de março, a social-democrata afirmou que a quantidade registada neste caso “é bastante significativa”, apontando problemas sobretudo ao nível do projeto de execução e do mapa de quantidades.

Entre as falhas identificadas, destacou discrepâncias entre diagramas elétricos e quadros elétricos, a inexistência de desenhos do piso 0 relativos às instalações elétricas e a necessidade de retificação da identificação de quadros elétricos. Questionou ainda “até que pon­to este tipo de erros não poderá iniciar problemas de coordenação entre as especialidades do projeto”.

Luísa Gonçalves apontou também inconsistências no mapa de quantidades, referindo a existência de artigos sem quantificação ou quantificados de forma incorreta.

A vereadora referiu que, apesar de o documento indicar alterações ao mapa de quantidades inicial e assegurar que o preço base tem margem para as absorver, não é apresentada fundamentação técnica concreta sobre o impacto dessas alterações, nomeadamente ao nível da percentagem de variação das quantidades ou do impacto financeiro estimado.

Perante esta situação, defendeu a necessidade de reforçar a revisão técnica dos projetos antes da abertura de concursos públicos, de forma a garantir maior coordenação entre especialidades e uma validação mais rigorosa do mapa de quantidades.

Na sua intervenção, o vereador do Chega, Luís Paulo Fernandes, questionou o executivo sobre os impactos da depressão Kristin na estrutura que irá acolher o Leiria Innovation Hub.

Em resposta, o presidente do município de Leiria, Gonçalo Lopes, adiantou que a “estrutura está intacta".,

Março 30, 2026 . 13:30

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right