Última Hora
Pub Dl Leiriakids 20260525
Pub Dl Ipcb Cursos 20260527
Pub

Dia dos Monumentos e Sítios em Leiria destaca ‘Património Vivo’ e respostas a desastres

Entre as iniciativas previstas destacam-se duas visitas orientadas ao Castelo de Leiria, que “permitirão ao público conhecer as intervenções planeadas para a salvaguarda e reabilitação deste monumento emblemático”.

Leiria assinala no sábado o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios este ano com o tema ‘Património vivo: resposta de emergência em contextos de conflitos e desastres’.

“A programação local foi especialmente pensada à luz dos recentes acontecimentos que afetaram o território, incluindo os danos provocados pela tempestade Kristin e pelos episódios meteorológicos subsequentes”, justifica o município em comunicado, esclarecendo que entre as iniciativas previstas destacam-se duas visitas orientadas ao Castelo de Leiria, que “permitirão ao público conhecer as intervenções planeadas para a salvaguarda e reabilitação deste monumento emblemático”.

“Durante estas visitas, os participantes terão a oportunidade de compreender melhor a dimensão dos danos sofridos e os desafios técnicos e científicos envolvidos na conservação do património em situações de emergência”, esclarece a autarquia.

Paralelamente, será promovida a iniciativa ‘Património Vivo: entre na obra PRR’, em parceria com o Património Cultural, Instituto Público. Esta ação permitirá aos visitantes acompanhar de perto a intervenção de estabilização e valorização do Abrigo do Lagar Velho, atualmente em curso com apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), “proporcionando uma rara experiência de contacto direto com uma obra em desenvolvimento”.

“Assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com estas iniciativas reforça a importância de aproximar a comunidade dos processos de proteção e valorização do património cultural. Ao abrir espaços à visita acompanhada e à partilha de conhecimento técnico, procura-se sensibilizar para a fragilidade destes bens e para a necessidade de respostas rápidas, qualificadas e sustentadas perante fenómenos extremos”, aponta a Câmara, que com estas iniciativas pretende sensibilizar “para o impacto de eventos climáticos extremos, promover a transparência nos processos de decisão sobre bens patrimoniais, valorizar o património local e estimular o envolvimento cívico na sua proteção”.

As visitas, com início às 10h30, são gratuitas,  limitadas a 20 participantes por sessão, e requerem inscrição prévia até 16 de abril, com a indicação de nome, contacto telefónico e email.

Para visitar o Castelo de Leiria: [email protected] ; Para visitar o Abrigo do Lagar Velho: [email protected]

“A iniciativa coloca Leiria no contexto do debate internacional sobre património vivo, evidenciando a importância de estratégias de resposta articuladas e eficazes, mesmo perante fenómenos climáticos extremos”, conclui o município. |

Abril 15, 2026 . 12:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right