Última Hora
Pub Dl Leiriakids 20260525
Pub Dl Ipcb Cursos 20260527
Pub

Pinhal de Leiria vai vender árvores tombadas e criar memorial

Cerca de 100 mil metros cúbicos de madeira tombada vão ser sujeitas a hasta pública. Memorial vai ser criado junto ao eucalipto de 53 metros que tombou com a depressão Kristin.

As árvores da Mata Nacional de Leiria derrubadas pela depressão Kristin, em 28 de janeiro, vão ser vendidas em hasta pública, sendo ainda criado um memorial junto a um eucalipto de 53 metros que tombou, revelaram os responsáveis ao Presidente da República.
“Vamos avançar com hasta pública para venda desse arvoredo. Depois as empresas virão e fazem o corte e a recolha do material”, explicou Margarida Gonçalves, técnica do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a António José Seguro, numa paragem realizada na tarde de sexta-feira, na Mata Nacional de Leiria, no último dia de Presidência Aberta.
Ao todo são “cerca de 100 mil metros cúbicos de madeira tombada", o equivalente a 1.075 hectares em cerca de 11 mil hectares, onde ainda há cerca de metade dos caminhos para desobstruir.
O Presidente da República, António José Seguro, acompanhado pelo presidente do ICNF, Nuno Banza, quis ver de perto o eucalipto com 165 anos que tombou e que tinha uma altura equivalente a um prédio de 16 andares.
É precisamente neste local, onde tombou esta árvore classificada como de interesse público, que será instalado um memorial.
“Vamos fazer aqui um memorial. Vamos guardar, vamos limpar a envolvente e criar um percurso”, informou Margarida Gonçalves, que admitiu que será difícil fazer a manutenção desta árvore, que “com os anos vai desaparecer”.
A Mata Nacional de Leiria, propriedade pública gerida pelo ICNF, já tinha sofrido danos catastróficos com os incêndios de outubro de 2017, que acabou por ser agravado pela tempestade Leslie em 2018 e agora pela depressão Kristin.
De recordar que o Presidente da República realizou a sua primeira Presidência Aberta nos distritos afetados pelo comboio de tempestades. No distrito de Leiria, esteve em Leiria, Marinha Grande, Pombal, Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Alvaiázere.

Abril 15, 2026 . 08:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right