
Deputados aprovam moção pela criação da Universidade de Leiria e Oeste
A Assembleia Municipal de Leiria aprovou por unanimidade uma moção pela criação da Universidade de Leiria.
No documento, os deputados lembram o compromisso assumido pelo Governo, num processo que representa “uma oportunidade estratégica para o reforço da coesão territorial, da competitividade regional e da capacidade científica nacional”.
Para além do “forte compromisso” do Politécnico com a região de Leiria e do Oeste, aquela instituição de ensino superior “tem vindo a desenvolver, de forma sustentada, um percurso de qualificação do seu corpo docente, reforço da capacidade científica, participação em unidades de investigação avaliadas positivamente e preparação de programa doutorais”.
“O próprio Governo desafiou as instituições de ensino superior a apresentarem propostas que acrescentem valor ao país e às regiões, tendo o Instituto Politécnico de Leiria respondido de forma consistente, fundamentada e atempada”, lê-se na moção.
Apesar dos pareceres do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, “que levantam preocupações de natureza sistémica”, para os deputados municipais, “importa garantir previsibilidade, estabilidade e confiança no processo”, pelo que “a ausência de informação clara quanto ao calendário e às etapas do processo gera incerteza junto da comunidade académica e da região”.
A Assembleia Municipal entende que a criação da universidade “constitui um passo decisivo para a firmação do território, para a valorização do ensino superior público” e para a “fixação de talento”, defendendo que “o processo deve avançar com clareza, transparência e determinação, em articulação com as instituições e respeitando o interesse estratégico do país”.
No documento, apresentado pela bancada do PS, os deputados manifestam o seu “apoio inequívoco” à criação da Universidade de Leiria e do Oeste e instam o Governo a “dar cumprimento ao compromisso assumido, assegurando a concretização célere deste processo”.
Por outro lado, os deputados municipais vão solicitar ao ministério da Educação, Ciência e Inovação a “clarificação do ponto de situação, das etapas já concluídas e das que se encontram por concretizar”, ao mesmo tempo que exigem “a definição de um calendário claro para a aprovação e entrada em funcionamento da Universidade”.
A moção aprovada por todos os deputados municipais de Leiria alerta ainda para a “necessidade de garantir previsibilidade e estabilidade institucional, assegurando confiança às comunidades académica e territorial”.
O documento será agora enviado ao Governo, ao ministério da Educação, Ciência e Inovação e os aos grupos parlamentares da Assembleia da República.







