
Banda Filarmónica Ilhense passa a integrar Comunidade Energética da Ilha
A Associação Banda Filarmónica Ilhense passou a integrar a Comunidade Energética da Ilha, no concelho de Pombal, um projeto de Autoconsumo Coletivo Rural criado em 2023, disponibilizando aos aderentes a energia excedentária produzida pela sua central fotovoltaica.
A integração foi validada pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) e pela E-Redes durante o mês de junho, permitindo que a energia não consumida pela coletividade seja agora partilhada com os membros da comunidade energética. Com uma potência instalada de 19 kWp, a central fotovoltaica da Banda Filarmónica Ilhense reforça a capacidade de produção de energia renovável disponível localmente, juntando-se a outras duas centrais já existentes, com 10 kWp e 125 kWp.
“Este aumento de potência vem colmatar uma necessidade de energia disponível para membros que ainda não estavam a beneficiar verdadeiramente desta comunidade”, pode ler-se num comunicado enviado ao nosso jornal.
Também passa a ser possível para empresas que possuem uma Central Fotovoltaica disponibilizar a sua energia excendentária para a comunidade.
O mesmo comunicado refere que quem adere à Comunidade Energética da Ilha passa a beneficiar de uma “tarifa mais reduzida durante o período diurno produzida por estas Centrais Fotovoltaicas e, ao mesmo tempo, contribui financeiramente para a Banda Filarmónica Ilhense”.
Por cada kWh consumido em comunidade esta associação “passará a receber uma parte do pagamento dos aderentes, passando também a ter uma função social no apoio à cultura”.
Para aderir à Comunidade Energética da Ilha, basta dirigir-se à sede da Banda Filarmónica Ilhense na Rua Capela S. João, n.º 82, Ilha, todos os sábados, das 14h00 às 15h00 horas, ou entrar em contacto através do número 915 009 226 ou pelo email filarmonica.ilhen[email protected].
De referir que a adesão à Comunidade Energética da Ilha está aberta a qualquer pessoa que pertença à Subestação da Ranha ou de Pombal, abrangendo atualmente residentes nas freguesias da Ilha, Guia, Mata Mourisca, Almagreira, Pombal, Abiul, Vila Cã e Santiago de Litém.
A intenção passa por estender futuramente o projeto a Carnide, Meirinhas, Colmeias e Memória, Albergaria dos Doze e Bidoeira de Cima.
A comunidade energética funciona através da partilha de eletricidade “limpa” produzida localmente por fontes renováveis, permitindo reduzir os custos energéticos dos participantes.
A gestão do Autoconsumo Coletivo está a cargo da Go Solar, empresa do Grupo Proef.








