Última Hora
Pub

Filme português "O Massacre de Gilles de Rais" integra competição de festival na China

Festival Internacional de Cinema de Pingyao começa na próxima quarta-feira, na China.

O filme português “O Massacre de Gilles de Rais”, do realizador e advogado franco-espanhol Juan Branco, integra a competição do Festival Internacional de Cinema de Pingyao, que começa na próxima quarta-feira, na China, anunciou a organização.

Este festival, que cumpre a nona edição e foi fundado pelo realizador Jia Zhangke, reúne na programação filmes de todo o mundo, entre estreias e obras que já passaram em festivais internacionais, assim como primeiras obras de cinema independente chinês.

Na competição oficial figura “O Massacre de Gilles de Rais”, primeiro filme de Juan Branco, “inspirado na sua experiência pessoal e como advogado”, refere a produtora portuguesa Leopardo Filmes, de Paulo Branco, na página oficial.

Protagonizada por Inês Pires Tavares e João Arrais, a narrativa passa-se em 2025, “cinco séculos após a condenação e morte de Gilles de Rais”, numa referência ao militar bretão Gilles de Rais, do século XV, julgado pelo abuso e assassinato de pelo menos uma centena de crianças.

“Um jovem casal descobre o caso enquanto isolados do mundo. À semelhança dos seus contemporâneos, interrogam-se sobre a culpa ou a inocência deste monstro que inspirou a lenda de Barba Azul. Surge então a ideia de recriar o julgamento”, pode ler-se na sinopse.

Escritor, realizador, advogado e ativista, Juan Branco nasceu em Espanha em 1989, cresceu em França, foi conselheiro jurídico da Wikileaks, trabalhou com o Tribunal Penal Internacional, esteve envolvido no movimento de contestação designados “coletes amarelos”, em França, é autor de vários livros, entre os quais “Crepuscule”, o mais conhecido e no qual critica o presidente francês, Emmanuel Macron.

Além de “O Massacre de Gilles de Rais”, o Festival Internacional de Cinema de Pingyao, que termina no dia 30, apresentará, entre outros filmes, “O Agente Secreto”, de Kléber Mendonça Filho. A abertura é com o filme “Batalha, Atrás de Batalha”, de Paul Thomas Anderson.

Setembro 20, 2025 . 15:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right