
ULS de Leiria apela ao uso “responsável” do SNS na época festiva
A Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria apelou esta semana à responsabilidade da população na utilização do Serviço de Urgência durante a época de Natal e de passagem de ano, um período tradicionalmente marcado por um aumento significativo da procura destes serviços.
Em comunicado, o Serviço de Urgência afirma que mantém o compromisso de “cuidar de quem mais precisa”, 24 horas por dia, mas alerta para o impacto da afluência elevada nesta fase do ano.
Segundo a instituição, a procura do serviço por situações que não são efetivamente urgentes pode dificultar a “resposta rápida aos casos graves e potencialmente fatais, prejudicando quem necessita de assistência imediata”. Por esse motivo, a ULS apela à adoção de comportamentos preventivos, à moderação de excessos e ao respeito pelas regras de segurança, reforçando que o Serviço de Urgência deve ser utilizado apenas em situações verdadeiramente emergentes.
“Cuidar de si é também cuidar dos outros”, refere a ULS, salientando que a utilização correta dos serviços de saúde é essencial para garantir que “ninguém fica sem resposta quando ela é realmente necessária”.









