Última Hora
Pub Dl Leiriakids 20260525
Pub Dl Ipcb Cursos 20260527
Pub

Linha de apoio psicológico recebeu 91 contactos no primeiro mês após a tempestade

A linha continua disponível através do contacto 244 243 867, entre as 10h00 e as 17h30.

A linha de apoio psicológico criada pelo Município de Leiria na sequência da depressão Kristin recebeu 91 contactos no primeiro mês de funcionamento, numa altura em que muitas pessoas ainda lidam com o impacto emocional provocado pela tempestade. A linha está disponível através do contacto 244 243 867, entre as 10h00 e as 17h30.
Numa resposta escrita ao nosso jornal, a vereadora da Saúde adiantou que a linha recebeu uma média de sete chamadas por dia, notando que “houve uma grande procura na primeira semana, diminuindo nas seguintes, também devido ao apoio prestado pelas psicológicas das equipas móveis”.
Atualmente, o volume das chamadas mantém-se “estável”, situação que, segundo Ana Valentim, poderá estar relacionada com o trabalho desenvolvido no terreno pelas equipas móveis de apoio psicológico.
Quem mais tem recorrido à linha, esclareceu, são mulheres adultas com “fragilidade emocional” associada às consequências da depressão Kristin.
Entre os principais motivos das chamadas estão reações agudas ao stress, como choque, ansiedade ou alguma confusão, mas também perdas materiais e afetivas, perturbações do sono e situações de risco psicossocial ou de agravamento por condição patológica prévia.
Questionada sobre se a natureza das chamadas mudou desde os primeiros dias, Ana Valentim explicou que as situações, logo após o dia 28 de janeiro, “eram mais agudas”. “Passado um mês, há uma maior estabilização emocional”, assegurou.
De acordo com a autarca, não há registo de casos de stress pós-traumático, uma vez que este tipo de sintomas tende a surgir “apenas entre três a seis meses após um evento traumático”.
A maioria dos cidadãos que recorreram à linha teve acompanhamento ou seguimento, mas, segundo Ana Valentim, a maioria das pessoas atendidas não necessitará de apoio psicológico continuado, tendo em conta a “sintomatologia apresentada inicialmente e no ‘follow up’”.
A linha de apoio psicológico vai manter-se ativa por “tempo indefinido”, sendo a sua continuidade avaliada de acordo com as necessidades.
A Câmara Municipal de Leiria disponibilizou apoio psicológico à população, dias após a depressão Kristin.
À Agência Lusa, Ana Valentim adiantou que, entre os dias 05 e 27 de fevereiro, as equipas de psicologia da autarquia já realizaram 320 atendimentos.
Os elementos da ação social efetuaram 1.191 atendimentos sociais.
O município passou a disponibilizar, desde quinta-feira, apoio psicológico aos utentes do programa Viver Ativo, respondendo a uma necessidade manifestada. As consultas decorrem entre as 09h15 e as 17h00, no Complexo Municipal de Piscinas de Leiria, onde funciona o programa.

Março 11, 2026 . 09:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right