Última Hora
Pub Dl Leiriakids 20260525
Pub Dl Ipcb Cursos 20260527
Pub

Festival ‘A Porta’ leva Sensible Soccers, La Valentina e Cachupa Psicadélica a Leiria

O festival concentra parte substancial da programação num espaço relevante da cidade, por onde já passaram anteriores edições: a antiga Pousada da Juventude de Leiria, situada no centro histórico.

Os portugueses Sensible Soccers, a colombiana La Valentina ou o cabo-verdiano Cachupa Psicadélica são três dos destaques da programação do festival A Porta, que regressa a Leiria de 3 a 7 de junho, anunciou a organização. 

Nesta que será a 11.ª edição do festival de artes, é assumida a “interferência” da tempestade Kristin: sob o lema ‘O que o vento não levou’, várias atividades vão explorar o conceito de casa, enquanto refúgio e espaço de segurança. 

Também por isso, o festival concentra parte substancial da programação num espaço relevante da cidade, por onde já passaram anteriores edições: a antiga Pousada da Juventude de Leiria, situada no centro histórico. 

“Num ano em que tantos viram os seus telhados voar e a ilusão da permanência desabar, escolhemos as paredes sólidas do centro da cidade não como um esconderijo, mas como um espaço de reconstrução”, sublinha a organização d’A Porta em comunicado. 

A programação mantém-se “plural, interdisciplinar e eclética em géneros”, com a música independente a ocupar lugar central, numa mescla de artistas já estabelecidos e novos talentos. 

Além dos Sensible Soccers, La Valentina e Cachupa Eletrónica, vão atuar em Leiria os Lavoisier, Herlander, Lesma, Chat GRP, Marquise, Candy Diaz, Esquerda, L-ALI, Maria Grep, Monstera, Mutaca, NÃOBODY, PMDS, Rafa Lázaro, REI TIER & VersuK, This Page e, em versão DJ, Mike El Nite e Rui Miguel Abreu. 

A antiga Pousada vai ainda receber a Casa Plástica, projeto de artes visuais, instalação e intervenção artística do festival. Convidados a abordar o tema deste ano estão Andreas Trobollowitsch, MAISMENOS, Patrick Hubmann, Aires de Gameiro e João Aires Gama. 

Em destaque estará ainda o projeto Khana, desenvolvido com participantes do programa Barakat, da InPulsar, em cocriação com o Colectivo Til e a Casota Collective. 

Aposta forte continua a ser A Portinha, conjunto diversificado de propostas para famílias e crianças, mas as atividades são transversais para vários públicos, e vão desde uma orquestra-jogo com utensílios do quotidiano, ao Galinheiro Criativo, oficina artística ambulante. 

Como desde a primeira edição, A Porta procura dar vida a espaços fechados ao público ou esquecidos no centro de Leiria, dispersando atividades por vários pontos da cidade. 

A partir da antiga Pousa da Juventude, o festival chega este ano aos palácios dos Barões do Salgueiro e dos Athaídes, ao pátio da Biblioteca Municipal, ao antigo Musiqu3, ao terraço do Te-Ato, ao Jardim de Santo Agostinho ou à “garagem do senhor Cândido”. 

Maio 12, 2026 . 11:58

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right