
Gabinete de Inserção Profissional reabre hoje
O Gabinete de Inserção Profissional (GIP) retoma o funcionamento, a partir de hoje, no mesmo espaço, no Mercado Municipal de Leiria, após um período de encerramento temporário motivado pela depressão Kristin. O serviço passa a estar novamente disponível das 09h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h30.
O GIP é um serviço de proximidade que apoia jovens e adultos na definição e desenvolvimento do seu percurso profissional, na entrada ou no regresso ao mercado de trabalho. Segundo recorda a Câmara, este apoio é prestado em articulação com o Centro de Emprego de Leiria, garantindo respostas ajustadas às necessidades de cada pessoa. O serviço destina-se a jovens adultos desempregados, a quem procura um novo emprego e a quem necessita de apoio à qualificação, ou ao empreendedorismo.
Entre as respostas disponibilizadas pelo gabinete destacam-se as ações de informação sobre medidas ativas de emprego e formação, oportunidades profissionais e formativas, programas comunitários de apoio à mobilidade, bem como o apoio à procura ativa de emprego e ao desenvolvimento de competências empreendedoras.
O gabinete assegura ainda o encaminhamento para ações de formação e medidas de emprego, recebe e regista ofertas de trabalho, divulga apoios e incentivos do IEFP e procede à apresentação e colocação de desempregados nessas ofertas.








