Última Hora
Pub Dl Ipcb Cursos 20260527
Pub

Abertas candidaturas a apoio financeiro para limpar a floresta

Apoios destinam-se aos proprietários de terrenos florestais afetados pela depressão Kristin.

Encontram-se abertas até 30 de junho as candidaturas a apoios financeiros destinados aos proprietários de terrenos florestais afetados pela depressão Kristin, com o objetivo de “promover a rápida limpeza, recuperação e valorização destes espaços”, informou a Câmara da Marinha Grande.

No âmbito da Área Integrada de Gestão da Paisagem (AIGP), criada para reforçar a resiliência do território e minimizar o risco de incêndio, os proprietários que realizem a limpeza dos seus terrenos por meios próprios podem beneficiar de um apoio financeiro que varia entre 1.000  e 1.500 euros por hectare, desde que a área afetada represente mais de 25% do terreno.

São elegíveis os prédios rústicos que apresentem danos provocados pela tempestade, nomeadamente árvores caídas, partidas ou outros resíduos lenhosos, cuja remoção é essencial para reduzir a carga combustível e prevenir incêndios.

Os interessados devem comunicar previamente ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) a intenção de intervenção e efetuar a respetiva candidatura através da plataforma disponível. As candidaturas encontram-se abertas, sendo obrigatório que os trabalhos de limpeza estejam concluídos até 15 de novembro de 2026, sob pena de perda do apoio financeiro, esclarece o município, que reforça a importância da adesão a esta medida, “essencial para a recuperação da floresta local, promoção da segurança e sustentabilidade do território”.

Junho 29, 2026 . 09:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right