Última Hora
Pub

Construção do edifício Smart Ocean Open Labs arranca em Peniche

Foi celebrado o auto de consignação da empreitada do edifício, num investimento superior a seis milhões de euros no total, com previsão de término em 2025.

A Associação Smart Ocean, entidade gestora do Polo de Peniche do Hub Azul, já celebrou o auto de consignação da empreitada do edifício Smart Ocean Open Labs, dando início à construção de uma infraestrutura física que servirá de suporte ao empreendedorismo, inovação e desenvolvimento tecnológico da economia azul.

Num investimento total superior a seis milhões de euros, a obra está prevista terminar em dezembro de 2025. O auto de consignação, para o empreiteiro iniciar as obras, foi assinado no dia 19 de julho, após o Tribunal de Contas ter concedido o visto ao contrato da empreitada celebrado em janeiro deste ano.

A ser edificado no Porto de Pesca, perto do edifício CETEMARES do Instituto Politécnico de Leiria que alberga a unidade de investigação MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, o Polo de Peniche do Hub Azul consolidará o ecossistema de inovação e conhecimento para a economia azul existente na região Oeste, e proporcionará um contexto de atratividade de empreendedores e de investimento, bem como a criação de emprego qualificado na área da economia azul, esclarece o Politécnico de Leiria.

Em comunicado, a instituição de ensino superior explica que o Smart Ocean Open Labs terá uma área de implantação de 1.495 metros quadrados, correspondendo a uma área bruta de construção de 3.097 metros quadrados, distribuída por dois pisos acima do nível do solo.

O edifício disponibilizará um espaço de 1.230 metros quadrados para acolhimento empresarial, correspondente a módulos startup e a escritórios. “Os módulos startup serão especificamente definidos para o acolhimento de empresas da área da aquacultura, biotecnologia e inovação alimentar. As divisões entre as diferentes salas poderão ser modulares, possibilitando uma adaptação dos espaços às necessidades das empresas interessadas”, refere o Politécnico, acrescentando que os espaços de acolhimento empresarial serão complementados com espaços de apoio I&D+i, dotados de equipamentos científico-tecnológicos, para utilização por parte empresas que fiquem sediadas no Smart Ocean Open Labs.

A construção do edifício representa um investimento superior a seis milhões de euros, financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O Polo de Peniche do Hub Azul integra a Rede de Infraestruturas para a Economia Azul, e tem por objetivo “contribuir para a descarbonização e para a transformação digital da economia azul, tornando-a mais competitiva, coesa, inclusiva e sustentável, aproveitando as oportunidades abertas pelas transições energética e digital”.

De referir que a Associação Smart Ocean, gestora do Polo de Peniche do Hub Azul, tem como sócios fundadores o município de Peniche, a DOCAPESCA – Portos e Lotas SA, o Instituto Politécnico de Leiria e o Biocant, e como sócios efetivos a NERLEI CCI – Associação Empresarial da Região de Leiria/Câmara de Comércio e Indústria, a Associação para o Desenvolvimento de Peniche e a Ocean 14 Capital.

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right