Votação presencial antecipada começa hoje nos Estados Unidos
A votação presencial antecipada para as eleições presidenciais norte-americanas começou hoje em três estados, um marco que dá início a uma corrida de seis semanas até novembro.
Os eleitores começaram a votar no Minnesota, Dakota do Sul e Virgínia, três estados com as primeiras oportunidades de voto presencial, que serão seguidos por cerca de mais uma dúzia em meados de outubro.
O início da votação presencial antecipada decorre após a desistência do presidente Joe Biden da corrida à Casa Branca e a sua substituição pela vice-presidente Kamala Harris como candidata do Partido Democrata nas eleições marcadas para o dia 5 de novembro.
De acordo com o relato da agência norte-americana AP, em todo o país, os coordenadores eleitorais locais estão a reforçar as medidas de segurança para manter os funcionários e locais de voto seguros.
A expectativa é que muitos eleitores poderão optar pela votação presencial antecipada, tendo em conta as dificuldades de funcionamento verificadas nos serviços postais dos Estados Unidos da América e a possibilidade dos votos enviados por correio não chegarem em tempo útil para serem contabilizados.