Última Hora
Pub

Casa dos Seixos acolhe nova sede da Junta de Freguesia da Amoreira e outros serviços

Para além da sede da Junta de Freguesia de Amoreira e respetivos serviços, ali passará a funcionar também, já a partir do início de outubro, um balcão dos CTT, o Espaço Cidadão e um cowork, uma extensão do Espaço Ó, espaço colaborativo existente em Óbidos e Gaeiras

A ‘Casa dos Seixos’, um edifício secular localizado no centro da localidade da Amoreira, em Óbidos, é a nova casa da Junta de Freguesia.
Com as obras de requalificação agora concluídas, num investimento total de 516 mil euros, o município de Óbidos devolve à comunidade um espaço “renovado, moderno, com todas as condições para melhor servir a comunidade, e com total respeito pela história e integridade arquitetónica do edifício”.
Para além da sede da Junta de Freguesia de Amoreira e respetivos serviços, ali passará a funcionar também, já a partir do início de outubro, um balcão dos CTT, o Espaço Cidadão e um cowork, uma extensão do Espaço Ó, espaço colaborativo existente em Óbidos e Gaeiras.
Na cerimónia de inauguração do novo espaço, que decorreu no passado sábado, José Pedro Rolim, presidente da Junta de Freguesia da Amoreira, citado numa nota de imprensa do município, deixou um agradecimento especial à população pela confiança, e por estar presente num momento tão importante para a freguesia.
Aquela que, no passado, era conhecida como a ‘Casa das Matildinhas’, dá à junta de freguesia, segundo José Pedro Rolim, as condições há muito ansiadas.
Na sua intervenção, o autarca deixou também uma palavra de apreço ao anterior executivo da junta de freguesia por todo o empenho, assim como aos executivos camarários obidenses que estiveram envolvidos no projeto, então liderados por Telmo Faria e Humberto Marques e, na atualidade, por Filipe Daniel.
Na cerimónia de inauguração da ‘Casa dos Seixos’, Fernando Jorge, presidente da Assembleia Municipal de Óbidos, aplaudiu o momento, que considerou ser “não apenas de celebração, mas uma afirmação do compromisso” que o município tem com história, com a nossa comunidade, e com o desenvolvimento sustentável do nosso território.
“Esta reabilitação tão desejada pela população da Amoreira é um reflexo do trabalho conjunto e da vontade de todos nós em valorizar o que é nosso, respeitando a singularidade do edificado e os seus sistemas construtivos”, salientou.
Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Filipe Daniel, lembrou que o edifício da ‘Casa dos Seixos’ testemunhou “séculos de história”. “A sua degradação, ao longo dos anos, representou uma perda não só física mas também emocional para todos”.
“O objetivo desta obra foi, antes de mais, assegurar a recuperação do património edificado, devolvendo-lhe a segurança, a salubridade, e a harmonia estética que o caracterizava. Mas fomos mais além. Este espaço acolhe agora serviços como a Junta de Freguesia, o Espaço Cidadão, CTT, um espaço colaborativo e de cowork, que trarão benefícios diretos à população, mantendo o respeito pelos valores patrimoniais que todos associamos a esta casa”, destacou o autarca.

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right