Última Hora
Pub

Rallye Vidreiro vai para a estrada numa união entre três municípios

Rallye Vidreiro vai para a estrada no dia 10 de outubro e une Pombal, Alcobaça e Marinha Grande

Foi oficialmente apresentado o Rallye Vidreiro Centro de Portugal. Numa cerimónia pública que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Pombal, na passada quinta-feira, o Clube Automóvel da Marinha Grande (CAMG) elencou todas as novidades para a edição 2024 da prova, bem como anunciou a criação de uma ‘app’ (aplicação) para dispositivos móveis que permitirá ao público estar mais perto da derradeira prova do Campeonato de Portugal de Ralis.
Recorde-se que Alcobaça, local onde decorrerá a última especial e onde será realizada a cerimónia de pódio, acolherá a luta entre o português Armindo Araújo e o britânico Kris Meeke, em busca da conquista do título mais aguardado. Um dos dois receberá do algarvio Ricardo Teodósio o testemunho como novo Campeão Nacional de Ralis.
O Rallye Vidreiro Centro de Portugal arranca no dia 10 de outubro, com a realização das verificações técnicas e documentais em Alcobaça. Para sexta-feira, dia 11, a organização preparou o tradicional Free Practice (8h00), Qualifying Stage (9h30) e Shakedown (10h30), ao qual se seguem as duas primeiras especiais da prova, uma dupla passagem pelo mítico troço de São Pedro de Moel (14h30 e 17h00). Ao final do dia, e de regresso a Alcobaça, celebra-se a Super Especial Citadina (21h00), bem em frente à Câmara Municipal local.
No sábado, dia em que será consagrado o Campeão Nacional de Ralis, a prova ruma a norte, para a disputa das classificativas na região de Pombal: Mata Mourisca (9h00 e 11h30) e Pombal (9h40 e 12h10). O rali termina na tarde de sábado, com a realização da dupla passagem pela especial de Alfeizeirão (15h00 e 17h00). A cerimónia de pódio está agendada para as 18h30, em frente ao Mosteiro de Alcobaça.
O presidente da Câmara da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, elogiou “o Clube Automóvel pela organização, que é reconhecida a nível nacional e internacional e por privilegiar a segurança das provas”, acrescentando a importância do trabalho em parceria entre estes municípios, que permite engrandecer e melhorar o evento, levando o desporto automóvel aos três territórios”. O presidente da Câmara destacou ainda que “este é o melhor que se faz em Portugal”.
O presidente de Alcobaça, Hermínio Rodrigues, agradeceu a Aurélio Ferreira o desafio de juntar os três concelhos, num evento que “dá voz a esta região através daquele que será sempre o Rallye Vidreiro”.
O presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, destacou a confiança no CAMG e o orgulho de fazer parte da organização de um evento como este, que “dignifica a região”.
Ferdinando Barros, presidente da direção do clube organizador, agradeceu aos municípios e demais entidades parcerias, bem como aos mais de 200 voluntários que tornam possível a realização da prova. “É um orgulho receber mais uma festa do título, num rali que cada vez mais se demonstra a união da região centro em torno do desporto motorizado. Vamos organizar um evento pensado para o público, sempre suportado pela segurança, essencial no nosso desporto. A ‘app’ é uma das grandes novidades para 2024, num trabalho desenvolvido em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria que em muito orgulha a direção do Clube Automóvel da Marinha Grande”, sublinhou Ferdinando Barros.
A sessão integrou também a assinatura do contrato-programa de desenvolvimento desportivo entre os três municípios e o Clube Automóvel, que visa a transferência do montante financeiro global de 100 mil euros, a título de comparticipação nos encargos com a organização das provas, repartidos por 40 mil euros a suportar pelo município de Pombal (enquanto coordenador da edição deste ano) e 30 mil euros por cada um dos municípios de Marinha Grande e Alcobaça (enquanto coadjuvantes).

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right