Leiria assinala Dia Internacional para a Redução do Risco de Catástrofe no domingo
O município de Leiria vai assinalar o Dia Internacional para a Redução do Risco de Catástrofe, que se celebra no próximo domingo, dia 13 de outubro, com um conjunto de iniciativas que pretendem sensibilizar a população em geral para a necessidade da adoção de medidas preventivas.
Para Luís Lopes, vereador com o pelouro da Proteção Civil na Câmara de Leiria, “este dia deve servir principalmente para que todos façam uma reflexão e avaliação sobre o seu nível de preparação para uma catástrofe, na dimensão pessoal, familiar, profissional, enquanto célula de uma comunidade”.
“Todos devemos assumir o seu papel de forma ativa, consciente e responsável, e contribuir para a primeira resposta em catástrofe, que será de proximidade e focada na comunidade e na sua capacidade de resposta. Num momento de tantos desafios e eventos, devemos reforçar a máxima que todos somos Proteção Civil”, acrescenta Luís Lopes, citado numa nota informativa divulgada pelo município.
Numa parceria entre o Serviço Municipal de Proteção Civil e as 14 Unidades Locais de Proteção Civil (ULPC) do concelho, as atividades decorrerão em diversas freguesias do concelho de Leiria e incluem ações nas escolas, distribuição de folhetos, atuações musicais e teatrais, momentos desportivos, simulacros, entre outras.
Segundo a nota do município, o objetivo passa por promover uma cultura de prevenção, resiliência e de preparação para os riscos naturais, mistos ou tecnológicos em cada uma das freguesias de Leiria, aliada à importância da adoção de comportamentos e de hábitos preventivos e de redução desses mesmos riscos. Toda a programação prevista pode ser consulta nas páginas das redes sociais de cada ULPC.